MADEIRA Meteorologia

MPT contesta Estratégia Regional de Inclusão Social e Combate à Pobreza 2021-2027

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
03 Dezembro 2021
15:21

O Movimento Partido da Terra (MPT) defende que a Estratégia Regional de Inclusão Social e Combate à Pobreza 2021-2027, que se encontra em discussão pública, parte de pressupostos desadequados, entre estes o facto de indicar como objetivo a "mitigação" das situações de pobreza quando devia apontar para a sua "erradicação".

Num comunicado enviado às redações, o MPT entende que o "documento começa mal" por "não apresentar um diagnóstico da situação atual, porventura por essa situação regional ser péssima: cerca de 1/3 dos cidadãos estão em risco de pobreza, e até casais com emprego pedem apoios alimentares".

"Mais ainda a Estratégia não fala da ‘Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável’ das Nações Unidas assinada por Portugal, cujo primeiro objetivo é: Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares", lê-se na nota assinada pelo coordenador regional desta força política, Valter Rodrigues.

Para o MPT, "uma vez que a situação de risco de pobreza é generalizada na Região a estratégia deve se basear em ações generalizadas: aumento de salários, refeições gratuitas para estudantes e transportes públicos gratuitos ao invés de medidas localizadas e específicas (nomeadamente, apoios sociais, planos e formação) que são burocráticos, muitas vezes injustos ou ineficazes e favorecem a corrupção. Como não poderia deixar de ser, esta Estratégia propõe a criação de uma comissão... mais tachos…"

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas