MADEIRA Meteorologia

Isenção de taxas custou 750 mil euros

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
07 Abril 2021
5:00

A circunstância de a pandemia ainda estar a afetar muito o setor fez com que fosse alargado, para 30 de junho, o período de isenção de pagamento de taxas, que inicialmente, terminaria na última semana.Pescas

Os pescadores e armadores da Região Autónoma da Madeira estão suspensos de pagar taxas nas lotas e entrepostos frigoríficos da Região até o dia 30 de junho e não até ontem, como inicialmente previsto.

Desde que a crise sanitária foi decretada, essa isenção, feita pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional de Mar e Pescas, já correspondeu a um valor de 750 mil euros, conforme apurou o JM. A isenção do pagamento de taxas pela congelação, conservação e refrigeração do pescado descarregado, assim como o fornecimento de gelo às embarcações, vigora desde 1 de abril de 2020 e deveria terminar a 31 de março de 2021.

Dado que os fundamentos constantes das anteriores resoluções se mantêm inalterados, o Conselho de Governo decidiu manter a suspensão do pagamento de taxas nas lotas e entrepostos frigoríficos da Região. Com o alargamento do prazo, a Secretaria Regional de Mar e Pescas está a abdicar de uma receita própria da Direção Regional de Pescas que, no global, atinge os 750 mil euros. A este apoio, “soma-se mais de um milhão de euros concedidos aos pescadores que mantiveram a atividade durante os meses mais críticos da crise sanitária, em 2020”. Em termos práticos, a isenção de taxas traduz-se num “apoio direto” aos pescadores, armadores e empresas do setor, todos eles “muito penalizados” pela pandemia, conforme admite, ao Jornal, o secretário regional de Mar e Pescas.

Teófilo Cunha adianta que “os fundamentos que justificaram avançar com a isenção de taxas a 1 de abril, continuam válidos um ano depois porque a retoma do setor das pescas faz-se de forma lenta, como de resto está a acontecer no mundo com toda a atividade económica”. O titular de Mar e Pescas sublinha a “importância da atividade para assegurar o abastecimento de produtos alimentares essenciais na Região Autónoma da Madeira, abastecimento esse que não deve correr o risco de ser interrompido ou comprometido”, pelo que se justifica “a necessidade de adotar medidas excecionais de ajuda”.

Carla Ribeiro

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas