A remodelada central hidroelétrica da Serra de Água, na Ribeira Brava, foi na quinta-feira, o palco de um fórum sobre sustentabilidade energética, realizado em parceria entre a Empresa de Elétricidade da Madeira e o JM.
O Dia Mundial do Ambiente foi, assim, assinalado num infraestrutura vital e emblemática para o setor energético da região, desenhada nos anos 50 do século passado, pelo arquiteto Raúl Chorão Ramalho (1914-2002).
Um painel composto por Francisco Taboada (presidente da EEM), Pedro Rodrigues (secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas), Manuel Ara Oliveira (diretor regional do Ambiente) e Agostinho Gouveia (CEO da empresa Intelsol), sob moderação de Miguel Guardar, abordou os investimentos públicos realizados na área da energia, assim como do contributo dos privados.
Ficámos a saber, entre muitas outras coisas, que as energias renováveis estão a 47,8% na Madeira e vão tornar o Porto Santo autossuficiente em 2026. Leia reportagem completa na edição impressa ou digital do JM, desta sexta-feira.