O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, EPERAM) confirmou o óbito de um utente no Hospital dos Marmeleiros e anunciou a abertura imediata de um inquérito interno para apuramento dos factos e das circunstâncias em que ocorreu o incidente.
Numa resposta ao pedido de esclarecimento enviada ao JM, o SESARAM lamenta “profundamente o falecimento do utente” e endereça “as mais sentidas condolências à família”, adiantando que está a ser prestado o apoio necessário aos familiares.
Segundo a mesma fonte, a instituição determinou a abertura de um inquérito interno e está a colaborar “plenamente com as autoridades policiais competentes”, às quais cabe a investigação das causas da ocorrência.
Por imperativos de sigilo profissional e de proteção de dados, o SESARAM refere não poder facultar detalhes sobre o historial clínico ou o contexto individual do doente. Ainda assim, assegura que o utente beneficiava de “um acompanhamento multidisciplinar permanente”, em conformidade com as normas e protocolos de atuação institucional.
“A segurança dos utentes é uma prioridade”, sublinha o SESARAM.
Recorde-se que a vítima, um homem de 81 anos, morreu após uma queda do terceiro piso do Hospital dos Marmeleiros. O corpo foi encontrado esta manhã, por volta das 7 horas.