A segunda noite aberta de 2022 da Estação de Biologia Marinha do Funchal acontece este sábado, a partir das 20h00, com visitas guiadas, para todos os interessados, seguindo-se uma palestra, às 21h30, com Kirsten e Joachim Jakobsen, da Fundação Rebikoff-Nigeller e pilotos do submarino de investigação Lula-1000.
Os dois investigadores abordarão as atividades científicas realizadas com este submarino na Região Autónoma da Madeira e será exibido em estreia o documentário da sua autoria 'Deep Time', vencedor do Cannes Short Films Festival, na categoria Melhor Documentário Curto, 2022.
Desde 2018 que a Fundação Rebikoff-Nigeller tem o submersível Lula-1000 e o seu navio de apoio "Ada Rebikoff" posicionados no Funchal. Foram já efetuados vários mergulhos na Madeira e Porto Santo, no âmbito de projetos de investigação, nomeadamente com o Governo Regional da Madeira.
O submarino LULA1000, único no seu género, leva uma tripulação de três pessoas a uma profundidade de 1000 metros. Foi otimizado para a captação de vídeo e áudio de alta qualidade e para a recolha de dados e amostras oceanográficos.
A Fundação Rebikoff-Niggeler (FRN) é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo principal consiste na pesquisa e documentação cinematográfica do mar profundo.
Um dos principais objetivos da Fundação é o de facultar acesso a observações in-situ a grandes profundidades através da utilização de tecnologia submarina. A FRN foi declarada como Instituição de Utilidade Pública pelo Governo Regional dos Açores, no ano de 2000.
Para além de desenvolver projetos de investigação, incluindo parcerias com instituições científicas, a FRN atua na área da produção de documentários e demais material educativo sobre o mar profundo.
Iolanda Chaves