Já foram registadas 40 ocorrências de incêndios rurais, duas das quais em área florestal.
A secretária regional de Saúde e Proteção Civil, Micaela Freitas, visitou esta sexta-feira um dos locais estratégicos de estacionamento de meios de prevenção no âmbito do Plano Operacional de Combate a Incêndios Rurais (POCIR).
A visita decorreu numa zona elevada do Cabo Girão, que permite monitorizar três concelhos – Funchal, Câmara de Lobos e Ribeira Brava, numa visita que foi acompanhada Richard Marques, presidente do SRPC e Comandante Operacional Regional, Valter Ferreira, adjunto do Comando Operacional e por Rui Faria, Inspetor regional dos Bombeiros.
Na ocasião, Micaela Freitas revelou que, desde a implementação do POCIR, o Comando Regional de Operações de Socorro (CROS) já registou 40 ocorrências de incêndios rurais, duas das quais em área florestal.
A governante sublinhou a rapidez da resposta dos meios de socorro, referindo que o primeiro recurso chegou aos locais em cerca de 13 minutos, um tempo inferior aos 20 minutos definidos como objetivo. Quanto ao tempo médio de domínio dos incêndios, foi de 38 minutos, também abaixo dos 90 minutos previstos como meta.
Micaela Freitas aproveitou ainda para relembrar as principais recomendações à população durante o período crítico, apelando a que se evitem comportamentos de risco, como deitar fósforos ou cigarros acesos para o chão, acender fogueiras ou realizar queimadas, lançar foguetes ou deixar o mato por limpar em redor das habitações. Sublinhou igualmente a importância de não adotar atos dolosos ou negligentes que coloquem em perigo pessoas, bens, animais e o ambiente.