Decorre amanhã, 10 de maio, na auditório da Universidade da Madeira no Colégio dos Jesuítas, no Funchal, a conferência Saúde e Bem-Estar dos Adolescentes.
Neste evento serão lançados os resultados do Estudo Health Behaviour School Aged Children/Organização Mundial de Saúde (HBSC/OMS). Este estudo foi realizado na Região Autónoma da Madeira em 2022, integrando estudantes do 6.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade, num total de 1.126 jovens. Refira-se que o estudo contou com a parceria da Associação de Basquetebol da Madeira e Universidade da Madeira.
O programa da conferência arranca às 8h30 e desenrola-se até às 18h30. Os temas em debate são os seguintes:
- O estudo da saúde dos adolescentes na RAM (09h30)
- Virar a página da Covid? A saúde psicológica e o bem-estar na escola (10h30)
- Rapazes e raparigas felizes (11h45)
- Promoção da saúde mental nas escolas (12h15)
- Escola-família: impacto no bem-estar dos jovens (15h00)
- Comportamentos aditivos na adolescência: riscos e desafios (15h30)
- Desporto, felicidade e saúde mental dos jovens (16h00)
- Efeitos da pandemia e perspetiva da saúde pública (17h15)
- Benefícios do acompanhamento em consulta na saúde dos jovens (17h45)
O evento conta com um vasto leque de oradores, nomeadamente Margarida Gaspar de Matos, Tânia Gaspar, Celeste Simões, Fábio Botelho Guedes, Bruna Gouveia, Sandra Reynolds Rebolo, Alícia Freita, Ricardo Alves e Cristina Ornelas.
As inscrições decorrem até esta quarta-feira.
Hélder Teixeira