A eurodeputada Sara Cerdas preside, a partir de hoje, uma comitiva do Parlamento Europeu a Washington, nos Estados Unidos da América, até ao próximo dia 1 de novembro, no âmbito da Subcomissão de Saúde Pública.
Conforme explana uma nota enviada à redação, a missão do Parlamento Europeu tem como objetivo "fomentar a troca de conhecimentos e experiências entre a União Europeia e os Estados Unidos".
"Durante este período, a comitiva procurará trocar sinergias, explorar diferentes abordagens, partilhar boas práticas e desafios em saúde pública, como a escassez de medicamentos e aquisição conjunta, as doenças não transmissíveis e a saúde mental", informa ainda,
Segundo Sara Cerdas, esta missão a Washington será uma excelente oportunidade para aumentar a colaboração entre a UE e os EUA.
"Existe muito a fazer em saúde pública e quanto melhor for a colaboração, também as políticas em saúde serão mais direcionadas às reais necessidades. Estou particularmente curiosa com a visita aos Serviços de Administração de Abuso de Substâncias e Serviços de Saúde Mental. Como sabemos, o abuso de substâncias agravou-se durante a pandemia e continua a aumentar na nossa sociedade, um problema de saúde pública que assola em especial a Madeira. Esta visão integrada com a saúde mental é muito relevante para a gestão eficiente da problemática", ressaltou.
No programa de visitas e reuniões conta a passagens pelo U.S. Department of Health & Human Services, o US Department of State, a FDA (Food and Drug Administration), a SAMHSA (The Substance Abuse and Mental Health Services Administration), a PAHO/WHO (Pan-American Health Organization)/ World Health Organization Americas, a GHSD (Health Diplomacy and Capacity Development) e ainda reuniões com o Senador Dr. William Cassidy, MD (R-LA), Michael Curtis, Deputy Head of EU Delegation Washington DC, e com Walter Goetz, Head of the European Parliament Liaison Office to the US Congress (EPLO).
Edna Baptista