A Câmara Municipal de Santa Cruz contemplou no plano de investimentos, 77 mil euros para a limpeza de várias linhas de água, nas cinco freguesias do concelho, abrangendo cerca de "13 segmentos de ribeiras".
De acordo com um comunicado, a intervenção, sob a responsabilidade do Serviço Municipal de Proteção Civil, será realizada por etapas.
Os trabalhos serão executados com recurso a equipamentos apropriados para remover os detritos acumulados nas linhas de água. Nas frentes particulares, fora dos aglomerados urbanos, o município solicita a colaboração dos moradores, pedindo que evitem jogar ou descartar resíduos nas linhas de água e que, junto às suas propriedades, efetuem as devidas limpezas.
"Pequenas ações individuais podem ter um grande impacto quando se trata da conservação dos recursos hídricos", sublinha a autarquia.
Os trabalhos de limpeza de linhas de água terão início no mês de agosto e continuarão até ao final do ano. Durante esse período, poderão ocorrer interrupções temporárias no acesso a algumas áreas afetadas, pelo que a Câmara Municipal pede "a compreensão e paciência da população ".
Esta medida, adianta a mesma fonte, "representa mais um esforço da autarquia para com a preservação dos recursos hídricos locais, assumindo estas limpezas um papel fundamental no ecossistema de Santa Cruz, na regulação do fluxo de água e na segurança de propriedades e pessoas".
"Infelizmente, ao longo do tempo, as linhas de água tornam-se, muitas vezes, obstruídas por detritos como galhos, folhas e resíduos sólidos, o que pode causar sérios danos ao meio ambiente, bem como riscos de inundações", considera o município.
Referindo a legislação, a autarquia lembra que a limpeza das linhas de água é "uma responsabilidade partilhada entre os proprietários que têm propriedades confinantes com estas linhas de água (nas frentes particulares fora de aglomerados urbanos) e os próprios Municípios sempre que as linhas de água estejam inseridas em aglomerados urbanos".
Iolanda Chaves