Há 20 anos, fez a sua estreia na representação, pelo grupo de Teatro Experimental da Casa do Povo da Camacha (TEC) e, hoje, para além do seu extenso trabalho enquanto ator e produtor de espetáculos, é o principal rosto do Festival Internacional de Artes de Rua da Madeira, o ‘Madeira Street Arts’, que completou este ano a sua quarta edição.
Por estas e por outras razões, foi atribuído a Rúben Silva o título de Personalidade do Ano de 2021 na área da Cultura.
Em segundo lugar aparece o jornalista Paulo Santos, da Antena 1, destacado em 2022 por ter conquistado o Prémio Emanuel Rodrigues, uma iniciativa do Parlamento regional.
A curta distância os votantes do JM Madeira escolheram José Alberto Gonçalves, sobretudo pela sua dinâmica e empenho na concretização do cortejo etnográfico ‘Camacha de Ontem, Madeira de Sempre’.
Ana Cristina Pereira (livro ‘Mulheres da minha Ilha, mulheres do meu país’), Marta Sofia (Madeira Art Fest e ainda o Reviralho), Valentina Silva Ferreira (livro ‘Vertigens’), Luísa Paolinelli (divulgação da cultura regional) e Maria Tembe (moçambicana a viver na Madeira, que trabalha com ‘Dançando com a Diferença’) são outros destaques no plano cultural regional.
Conheça na edição impressa desta terça-feira do JM quais foram as grandes personalidades de 2022 nas diversas áreas de atividade.
Redação