MADEIRA Meteorologia

Região já gastou 32 milhões de euros em quase 700 mil testes à covid-19

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Julho 2021
5:00

Assinala-se hoje um ano em que o Governo Regional abriu o centro de rastreio de covid-19 no Aeroporto internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo e no aeroporto do Porto Santo, que ajudou a limitar a entrada do coronavírus no arquipélago. Uma decisão acertada para o combate à pandemia na Região, que veio transmitir – e vai continuar - mais segurança não só aos viajantes como aos residentes no geral, como manifestou o secretário regional da Saúde e Proteção Civil, em declarações ao nosso Jornal.

Um ano depois, já foram efetuados 244.555 testes PCR quer nesta infraestrutura como também no aeroporto do Porto Santo, representando cerca de 50% dos testes processados pelo laboratório de patologia clínica do SESARAM, que totaliza quase 500 mil testes, em concreto: 494.515. Se somarmos ainda os testes rápidos de antigénio (TRag) e de saliva, o número aumenta para perto de 700 mil testes, mais precisamente: 688.885 testes.

Pedro Ramos divulgou também ao JM que a Região já gastou 32 milhões de euros nos processos de testagem, que incluem não só os PCR como os testes rápidos de antigénio e os de saliva. “Entre testes no continente, no hospital, nos aeroportos, testes de antigénio, rastreios de populações vulneráveis como saúde, social, Educação, prisões e forças armadas, por exemplo, a Região já gastou esse montante”, acentuou o responsável pela Saúde da Região.

Continuando a expor os dados relativos à testagem da covid-19, o governante disse que, ao nível dos PCR efetuados nos laboratórios do continente, com 64 postos de colheitas, realizaram-se perto de 97.500 (até ao dia 24 de junho, dos quais 620 indivíduos testaram positivo e, como tal, já não viajaram para a Madeira.

Para além dos PCR, houve também uma testagem massiva ao nível dos TRag, como se verificou, por exemplo, no setor da Educação, que abrangeu primeiro os docentes e não docentes e posteriormente os alunos, totalizando mais de 52 mil testes, aos que se acrescenta ainda 10.866 testes de saliva, às crianças mais pequenas no sistema regional de ensino, e ainda nas 38 farmácias aderentes à campanha de testagem nestes estabelecimentos e às 16 clínicas e laboratórios (associados da ACD desde 18 de junho. Nas farmácias da Madeira e Porto Santo foram já efetuados 33.767 testes e, nas clínicas e laboratórios, 1.043.

Lembrando que a testagem é efetuada também nas ligações marítimas entre a Madeira e o Porto Santo, Pedro Ramos assegurou que a Região continuará a “rastrear, que é o que nos é pedido na evolução da pandemia, apesar de já termos 35% de vacinação da sua população completa e ultrapassa os 50% no que diz respeito à administração da primeira dose.

Por Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas