O Governo Regional vai comparticipar financeiramente com uma verba de 420.800,60 euros o projeto de 'Reabilitação Paisagística das Habitações no Paul do Mar', cujos trabalhos deverão ser executados entre 2023 e 2024.
Trata-se de uma ajuda por parte do executivo regional que "significa 95% do total do investimento" necessário para a execução da empreitada, sendo que o remanescente será suportado pelo Orçamento Municipal da Calheta, explicou o secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, o qual assinou, esta manhã, com a Câmara Municipal liderada por Carlos Teles, o contrato-programa para o efeito.
"É um compromisso assumido pelo Governo Regional tendo em vista a importância e a relevância turística que a própria freguesia do Paul do Mar tem; a persecução do interesse público e a valorização de mais um cartaz turístico para o destino Madeira", relevou o titular da pasta das Finanças, no Edifício da Câmara Municipal da Calheta, adiantando que esta parceria não será apenas estabelecida através do ponto de vista financeiro, mas também do técnico.
"Haverá uma colaboração de Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas no acompanhamento da execução dos trabalhos. Já houve também um trabalho feito no estudo cromático que esteve subjacente a esta comparticipação", disse, revelando que as casas terão uma conjugação de cores harmonizadas tendo em vista a valorização da freguesia.
Contratos-programa ascendem aos 9 milhões
Na ocasião, Rogério Gouveia faz questão de sublinhar que esta parceria vem "engrossar o volume de contratos-programa que estão neste momento em vigor com os municípios da Região para um valor que já supera os 9 milhões de euros", o que, na sua opinião, desmistifica a tese de que o Governo Regional não coopera com as autarquias.
Bruna Nóbrega