Numa visita realizada, hoje, ao Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão do Funchal, o grupo parlamentar do PSD Madeira, ficou a par do trabalho realizado pela instituição no que toca às estratégias existentes para a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade civil, o qual considerou “excelente”.
Na ocasião, Cláudia Perestrelo enfatizou que “tem existido um leque de medidas dirigidas às pessoas com deficiência, com respostas descentralizadas, com um CACI por cada concelho da Madeira, com mais de 500 utentes abrangidos e mais de 300 pessoas envolvidas na assistência”.
Para a deputada, a visita foi “bem elucidativa” daquilo que são as atividades realizadas pelo Centro, tendo em conta que “o objetivo maior é sempre capacitar as pessoas, dar-lhes ferramentas e forma de se sentirem úteis à sociedade e, ao mesmo tempo, mantê-las no seu meio, dando respostas que ocupem os seus dias e dando-lhes também a possibilidade de desenvolverem outras atividades”, frisou.
“Satisfeita” com as iniciativas em curso neste CACI, a parlamentar elogiou, ainda, o trabalho desenvolvido pelos profissionais e a resiliência dos utentes, destacando, como exemplo, a Feira de Natal, que se encontra a decorrer e inclui trabalhos de todos os CACI’s da Região, onde os trabalhos podem ser adquiridos, os quais são um “reflexo das atividades que são desenvolvidas no dia-a-dia, devidamente acompanhadas por técnicos e, sempre com o objetivo de fazê-las sentir parte útil e integrante da sociedade, numa estratégia que tem vindo a ser percorrida nos últimos anos”, asseverou.
No decorrer da visita, o grupo parlamentar do PSD reafirmou o seu “compromisso” em colaborar com as partes interessadas, “de forma a criar um ambiente mais inclusivo e solidário para as pessoas com deficiência”.
Conforme avançou a Cláudia Perestrelo “na diversidade é onde reside a beleza da sociedade”. “Somos todos diferentes, mas todos temos direito às oportunidades e a sermos incluídos na sociedade”, afirmou.O PSD destaca, ainda, que “com diálogo contínuo e com ações concretas é possível promover uma sociedade onde a diversidade seja valorizada, respeitada e celebrada, refletindo, desta forma, o compromisso com a igualdade e com a justiça social”.