MADEIRA Meteorologia

PS desafia Albuquerque a negociar com a República compensação para a Madeira pela perda de receita com a baixa do IVA

Data de publicação
03 Outubro 2024
11:59

O presidente do PS-Madeira desafia o presidente do Governo Regional a negociar com o Governo da República, em sede de Orçamento do Estado, uma compensação para a Região Autónoma da Madeira que permita cobrir a perda de receita com a redução de 30% em todas as taxas do IVA.

Em conferência de imprensa promovida esta manhã, Paulo Cafôfo lamentou que, mais uma vez, o PSD e o Governo Regional tenham recusado a proposta do PS que previa a redução de 30% em todas as taxas do IVA, que passariam de 5 para 4%, de 12 para 9% e de 22 para 16%, como, aliás, está previsto na Lei das Finanças Regionais e é já aplicado nos Açores.

O líder dos socialistas recuperou as declarações proferidas por Miguel Albuquerque de que, para reduzir o IVA, seria necessário rever a Lei de Finanças Regionais, mas acusou o PSD de ter metido esse processo na gaveta, precisamente porque não quer baixar impostos. A prova disso é o facto de, na Comissão Eventual para a Consolidação e Aprofundamento da Autonomia e Reforma do Sistema Político, esta questão ter perdido prioridade, figurando em quarto lugar, atrás da revisão da Lei Eleitoral, do Estatuto Político-Administrativo e da Constituição.

Ora, perante esta situação, e numa altura em que decorrem negociações para a construção do Orçamento do Estado para 2025, Paulo Cafôfo lança o repto para que os Governos Regional e da República – ambos do PSD – negoceiem uma compensação para a Região pela perda de receita fiscal pela baixa das taxas do IVA, estimada em cerca de 200 milhões de euros.

“O desafio que faço a Miguel Albuquerque é que, já que não quer mexer na Lei de Finanças das Regiões Autónomas, ao menos que negoceie com o Governo da República uma compensação para poder baixar o IVA em todas as taxas, e não só na taxa reduzida”, disse o líder socialista, salientando que esta baixa dos impostos iria beneficiar os madeirenses e porto-santenses, já que iria permitir baixar os preços dos bens e serviços, estimular o consumo e tornar a economia da Região mais competitiva.

O presidente do PS-Madeira esclareceu que a redução dos impostos em 30% na Região não é para os madeirenses pagarem menos do que os cidadãos portugueses que vivem no Continente. “É para pagarmos o mesmo”, explicou, dando conta que nesta fórmula, consagrada na Lei de Finanças Regionais, estão calculados os custos da insularidade.

Paulo Cafôfo referiu ainda que, olhando à execução orçamental dos últimos três anos, o IVA representou metade das receitas fiscais arrecadadas na Região. “Desde 2021 a 2024, o Governo Regional arrecadou mais 400 milhões de euros de receita fiscal via IVA e estava na altura de devolver”, especificou, fazendo notar que o Executivo beneficiou do aumento da inflação, que “acaba por ser muito dura para os bolsos dos madeirenses”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

No que diz respeito à Madeira, qual é a sua opinião sobre o Orçamento do Estado para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas