Um investimento de cerca de 100 milhões de euros vai transformar a frente-mar do Caniço, no concelho de Santa Cruz, com a construção do novo hotel de 5 estrelas “O Portinho” e vários blocos de apartamentos turísticos, conforme realça em comunicado a promotora.
O projeto, promovido pela empresa Portinho – Investimentos e Projetos Imobiliários, S.A., promete colocar Santa Cruz “na rota do turismo internacional”, através de uma aposta em sustentabilidade, integração paisagística e impacto económico positivo na comunidade.
O empreendimento, que ainda não iniciou a fase de construção, foi já licenciado pela Câmara Municipal de Santa Cruz, após a aprovação de um Estudo de Impacte Ambiental e pareceres favoráveis de entidades regionais, como a Agência de Energia e Ambiente (ADRAN) e a Secretaria Regional do Ambiente.
Segundo a promotora, o projeto “decorre dentro da legalidade e com total transparência, em estreita articulação com as entidades públicas competentes”, não obstante toda a celeuma que tem dominado os últimos dias.
A empresa refere que, até ao momento, foi apenas feita a limpeza e preparação superficial do terreno, esclarecendo a comunicação formal do início dos trabalhos à ADRAN só é obrigatória quando a obra se iniciar oficialmente.
Henning Borg, administrador da empresa promotora, afirma que “este investimento reflete a confiança dos investidores na Madeira e nas suas instituições”. Borg realça ainda que o projeto visa criar “um espaço que una natureza, conforto e autenticidade, e que se torne um símbolo da hospitalidade madeirense moderna”.
Com 160 unidades de alojamento, entre quartos e apartamentos turísticos, o hotel foi concebido para oferecer uma experiência completa a visitantes e famílias, aliando conforto a elevados padrões de serviço. O conceito pretende também “reforçar a vocação turística do concelho e valorizar um espaço até agora subaproveitado”.
Entre as contrapartidas públicas destacadas pela promotora estão a criação de 250 lugares de estacionamento público, uma promenade de acesso à praia, instalações sanitárias e um café de apoio gratuito à zona balnear, além da reabilitação de linhas de água com soluções de proteção ambiental.
Na vertente económica, o impacto também será significativo: estima-se a criação de mais de 300 postos de trabalho, diretos e indiretos, tanto na fase de construção como na operação do empreendimento. O objetivo, segundo a empresa, é “contribuir para fixar talento jovem e dinamizar o setor dos serviços e do comércio local”.
A promotora destaca ainda o compromisso ambiental do projeto, com utilização de materiais locais, sistemas de eficiência energética e gestão de recursos hídricos, bem como soluções de mobilidade sustentável. “O Portinho eleva o nome de Santa Cruz e da Madeira como destino turístico de referência internacional, sem perder a sua identidade e dignidade natural”, pode ler-se no comunicado.
A edição do projeto é apresentada como uma “visão de futuro que alia a responsabilidade ambiental ao desenvolvimento económico, com benefícios concretos para a comunidade e para o turismo regional”, conclui Henning Borg.