A Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, no âmbito do Programa "Erasmus +", Projeto "Healthy fit, and never quit", efetuou a última mobilidade em Mazzarino, Sicília, em Itália, entre os dias 15 e 19 de maio, juntamente com os parceiros representantes dos países europeus: Alemanha, França, Grécia e Roménia.
Esta mobilidade teve como temática, 'Auto-sugestão, o diálogo interno positivo', tendo os alunos participantes no projeto concebido vídeos auto sugestivos sobre aspetos que pretendiam alterar para melhor nas suas vidas estudantis, e partilharam com os demais colegas parceiros do projeto, numa tentativa de implementar este novo modo de agir no futuro.
Durante a semana os professores e alunos confraternizaram no agrupamento de escolas, 'Instituto Comprensivo Mazzarino' que orienta/leciona alunos, desde o pré-escolar até ao 3.º ciclo. Todos os países interagiram em conjunto, defendendo cada um os seus valores e tradições, sem nunca descurar a mais-valia da aprendizagem, partilha de ideias e construção de uma escola melhor para todos os nossos alunos, onde prevaleça o reconhecimento e a vontade em sermos cada vez melhores.
O grupo visitou locais históricos tais como: o castelo de Mazzarino, a catedral de Palermo, o vale dos Templos de Agrigento, o teatro romano de Taormina e respetivo centro histórico local, para além da subida parcial ao vulcão Etna que entrou em erupção dois dias depois.
"Foi uma mobilidade muito enriquecedora do ponto de vista profissional, cultural e pessoal para todos os participantes. Fez-nos refletir sobre o nosso contributo enquanto europeus no mundo, no quanto podemos e devemos aprender uns com os outros, partilhar visões e estratégias, enfim, sermos melhores na profissão que exercemos, mais tolerantes e humanos, em prol de uma educação de todos e para todos, atendo às especificidades de cada um", refere um comunicado enviado à redação.