MADEIRA Meteorologia

Programas juvenis envolvem uma centena de jovens no Porto Santo

Data de publicação
27 Junho 2024
18:24

Cada vez mais procurados, os programas ‘Jovem em Formação’, ‘Monitor Júnior’ e ‘Colombo’ vão envolver, este ano, uma centena de residentes no Porto Santo.

Para acompanhar estes jovens, a secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude esteve hoje na ‘Ilha Dourada’, aproveitando a deslocação para visitar algumas instituições, o Centro e a Loja de Juventude locais e acompanhar projetos como o ‘Velejar pela Inclusão’ e o ‘Programa de Intervenção Terapêutica com Cavalos’.

Durante a tarde, a governante procedeu à entrega de polos aos jovens que vão iniciar, já a partir da próxima semana, os programas ‘Jovem em Formação’ e ‘Monitor Júnior’, promovidos pela Direção Regional de Juventude (DRJ).

“Estes programas são importantes respostas de aprendizagem em contexto de educação não formal, na medida em que promovem o desenvolvimento pessoal e curricular dos nossos jovens”, explicou a secretária, durante a cerimónia que contou com a presença do representante do Governo Regional no Porto Santo, Roberto Silva, e do diretor regional de Juventude, André Alves.

O programa Jovem em Formação vai abranger 2.000 jovens, em toda a Região. Já o programa Monitor Júnior dispõe de 340 vagas.

No caso do programa Colombo, criado em 2019 com o objeto de promover a ocupação dos tempos livres dos jovens do Porto Santo, são 50 os participantes.

Na ‘Ilha Dourada’, Ana Sousa lembrou ainda que este Governo Regional tem a juventude como foco primordial das suas políticas sociais.

“Através da Direção Regional da Juventude, apostamos na educação não formal dos nossos jovens, promovendo a ocupação dos seus tempos livres, fomentando o contacto experimental com algumas áreas profissionais e a sua capacidade empreendedora”, referiu.

A DRJ apoia anualmente mais de 40 mil jovens. O objetivo do Executivo madeirense era reforçar os programas de juventude, com mais 2 milhões de euros para este ano, mas essa medida só pode avançar com a aprovação orçamento regional.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas