MADEIRA Meteorologia

Plano de Ação Climática do Funchal com seminário e reuniões durante três dias

Data de publicação
17 Junho 2024
16:19

A Sala da Assembleia Municipal do Funchal acolheu, hoje, 17 de junho, o seminário ‘Sensibilidade, Vulnerabilidades, Riscos e Proposta de Territórios Vulneráveis Prioritários (TVP) para o Funchal’, iniciativa que contou com a presença da vereadora Nádia Coelho.

Este seminário decorre dos trabalhos em curso para a elaboração do Plano de Ação Climática do Funchal.

Neste evento, que contou com a empresa PATER – Mais Território, parceira na elaboração deste instrumento, foi transmitido aos vários stakeholders locais os conteúdos produzidos relativos à sensibilidade territorial climática do município, assim como a definição dos ‘Territórios Vulneráveis Prioritários’, a sua importância e objetivo.

Conforme fez saber a autarquia, o Plano de Ação Climática do Município do Funchal “traçará, além de um diagnóstico territorial atualizado em necessária articulação com os dados e práticas da Região, um quadro estratégico e operacional para um conjunto integrado de medidas e ações de mitigação/descarbonização e de adaptação às alterações climáticas a implementar no concelho.”

O Município do Funchal considera as alterações climáticas “um dos desafios mais importantes do século XXI”. Nesse sentido, e considerando a Lei de Bases do Clima, que define as bases da política do clima, no que se configura como o momento oportuno para reforçar, atualizar e alavancar o trabalho municipal desenvolvido neste domínio.

Associado à realização deste seminário, amanhã e depois, decorrem um conjunto de reuniões de trabalho com várias entidades locais e regionais, de forma a recolher contributos “essenciais para um documento harmonioso e diferenciado para a gestão da ação climática no município do Funchal.”

Considerando de “extrema importância a participação dos stakeholders neste processo”, a CMF acredita que é desta forma que o Plano de Ação Climática representará “um documento aglutinador, eficiente e dinâmico, com estratégias e medidas para ações concretas no futuro da ação do município.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas