MADEIRA Meteorologia

Pedro Ramos reafirmou promessa de aumentar comparticipação das consultas médicas

Data de publicação
09 Maio 2024
10:40

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, acompanhado dos dirigentes da Saúde, reuniu no passado dia 8 de maio com o Conselho Médico da Região Autónoma da Madeira da Ordem dos Médicos.

Neste encontro, informa uma nota enviada à redação, foi feito um ponto de situação em relação à revisão da convenção, estabelecida entre a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil e o Conselho Médico da RAM da Ordem dos Médicos, tendo em cima da mesa estado diversas matérias, nomeadamente a revisão do preço das consultas.

Nesse sentido, foram apresentadas algumas propostas, as quais a tutela afirma estarem a ser alvo de análise.

A este propósito, esta secretaria recorda que o Governo Regional, através do Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE, IP-RAM), vai aumentar o valor da comparticipação das consultas médicas, uma promessa reiterada por Pedro Ramos que assegurou tal majoração, com o intuito de que o aumento do preço não se reflita na despesa dos utentes.

Assinale-se que atualmente o Sistema Regional de Saúde conta com médicos convencionados que prestam serviços de saúde aos utentes no setor privado, salvaguardando o princípio da complementaridade entre o serviço público regional e a medicina privada.

Por seu turno, a par deste assunto, foram prestados todos os esclarecimentos relativos à Estratégia Regional dos cinco rastreios de base populacional, nomeadamente o rastreio do cancro colorretal, rastreio do cancro do colo do útero, rastreio do cancro da mama, rastreio da retinopatia diabética e rastreio de Saúde Visual Infantil.

Dando continuidade à sua estratégia de diálogo e de proximidade, a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil comprometeu-se em manter o diálogo com esta classe profissional e a reforçar a comunicação interna com os profissionais.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas