O PAN defende a criação de uma polícia metropolitana, como forma de combater a insegurança, e que consideram, iria "dar novamente às pessoas a segurança que estas precisam".
Uma conclusão retirada após encontros com habitantes de diferentes bairros do Funchal, Santa Cruz e Câmara de Lobos para melhor compreender a sensação de insegurança que se vive em diferentes espaços habitacionais da região.
"A par da valorização urgente dos profissionais da PSP e GNR que o PAN apoia de forma célere, o partido defende que uma das maneiras de colmatar a insuficiência de efetivos policiais na região, seria através da criação da Polícia Metropolitana (Funchal - Santa Cruz - Câmara de Lobos) para reforçar, em articulação com a PSP e GNR, o policiamento de proximidade, para defesa das nossas comunidades. A Polícia Metropolitana, terá autoridade administrativa, e terá como funções a de vigilância e de fiscalização, e também com efeito de dissuasão criminal", pode ler-se.
Para Joaquim José "ao criar a Polícia Metropolitana, estes municípios e o governo Regional iriam dar novamente às pessoas a segurança que estas precisam".