MADEIRA Meteorologia

PAN indignado com falta de respostas para a morte do lince Bores

Data de publicação
24 Janeiro 2025
11:19

O PAN Madeira manifestou, hoje, “a sua indignação pela ausência de respostas concretas relativamente à morte do lince Bores, um caso que deveria ter merecido maior atenção e transparência por parte das autoridades competentes”.

A representação parlamentar do PAN Madeira diz ter solicitado, em setembro último, documentação ao IFCN do auto da noticia e o relatório da necropsia realizada em agosto.

“A Secretaria do Ambiente alegou ainda não ter o relatório da necropsia e que o processo de contraordenação ainda se encontrava a decorrer. 6 meses depois da morte do animal, continuamos sem qualquer resposta, não havendo apuramento de responsabilidades”, afirma Mónica Freitas.

O partido PESSOAS-ANIMAIS-NATUREZA enviou ainda pedido de documentação à GNR e à DGAV de modo a averiguar qual o ponto de situação, contudo, não foi possível obter ainda respostas, tendo a GNR encaminhado para o IFCN e para o DIAP.

“Este caso não se resume à morte de um animal, é uma questão mais complexa, sobre transporte ilegal de animais, falhas nos serviços regionais e ausência de respostas para lidar com estas situações. É inadmissível que após 6 meses não hajam quaisquer desenvolvimentos deste caso. Foram mais de 20 mil pessoas que se sensibilizaram com esta situação e que aguardam desfecho. É essencial que as entidades governativas não deixem cair em esquecimento e que mostrem que este caso serviu de exemplo para melhorarmos as políticas de bem-estar e proteção animal e não voltarmos a repetir estas situações. Contudo, o sinal que o Governo Regional e a Assembleia tem dado é exatamente o oposto. É negligenciar esta causa e deixar para último plano, tentando que a mesma caia no esquecimento da população.”

O PAN Madeira reforça que este caso ultrapassa a questão de um único animal e simboliza a necessidade urgente de melhorar as políticas públicas e os mecanismos de fiscalização relacionados com o bem-estar animal. A proteção dos animais é uma responsabilidade coletiva e exige um esforço contínuo por parte das entidades públicas e da sociedade civil.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas