O Governo Regional da Madeira assinou, esta quinta-feira, no auditório da Secretaria Regional da Inclusão, Trabalho e Juventude, 11 novos Contratos de Concessão de Incentivos (CCI), no âmbito do Programa de Criação de Empresas e Emprego (CRIEE) que permitiu a criação de 15 novos postos de trabalho.
De acordo com comunicado do Gabinete de Paula Margarido, “estes projetos representam um investimento global superior a 427 mil euros, dos quais cerca de 363 mil euros são assegurados pelo Instituto de Emprego da Madeira (IEM), com cofinanciamento de 85% pelo Fundo Social Europeu+, no quadro do Madeira 2030”.
As iniciativas apoiadas abrangem setores muito diversificados da economia regional: transportes, contabilidade, comércio especializado, atividades turísticas, beleza, saúde emocional, organização de eventos desportivos, serviços de limpeza e venda de pescado.
Para a secretária regional, citada no comunicado, cada um destes projetos “é a prova viva de que uma ideia, quando ganha forma, cria oportunidade, emprego e impacto na comunidade”.
O presidente do Instituto de Emprego da Madeira, Pedro Gouveia, recordou as palavras de Fernando Pessoa — “o Homem sonha, a obra nasce” — reforçando que “é nos momentos de dificuldade que o indivíduo se reinventa”.
Com estas assinaturas, adianta a tutela, o balanço de 2025 ascende a 30 empreendimentos apoiados, traduzindo-se na criação de 41 novos postos de trabalho. Números que comprovam a continuidade de uma estratégia que, desde 2015, já permitiu aprovar 240 projetos de criação da própria empresa, envolvendo 253 empreendedores, 408 novos empregos e um investimento global de 2,4 milhões de euros.
A governante destacou ainda os resultados alcançados no mercado de trabalho regional: “No 2.º trimestre de 2025, a taxa de desemprego na Região Autónoma da Madeira fixou-se em 4,8%, o valor mais baixo da atual série estatística. É um marco que nos encoraja a continuar — com prudência, mas com confiança”.
“A vossa coragem para arriscar, a vossa resiliência para concretizar e a vossa visão para inovar são essenciais para uma Madeira mais dinâmica, mais competitiva e mais inclusiva. Este é um percurso que agora começa, e que pode durar até ao fim das vossas vidas laborais. O Governo Regional continuará ao vosso lado, para que cada investimento se traduza em valor para a economia e em qualidade de vida para as pessoas”, deixa como mensagem.