MADEIRA Meteorologia

“Olhem para a Madeira e percebam como o Turismo pode ser alicerçado”

Data de publicação
24 Outubro 2024
16:13

É num momento de grande fulgor do setor turismo, que arrancou hoje em Huelva, uma das oito províncias da região da Andaluzia, o 49.º congresso da APAVT - Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, reunindo cerca de 750 congressistas no Palácio de Colón, um dos muitos edifícios míticos que caraterizam a cidade espanhola.

Os números não enganam e dos dados relativos os primeiros oito meses do ano, até 31 de agosto último, dão conta que Portugal ultrapassou as 55 milhões de dormidas e 21 milhões de hóspedes, com proveitos totais superiores a 4,5 mil milhões de euros.

Transpondo esses indicadores para o arquipélago madeirense, os recordes estão também presentes. Ou seja, os valores acumulados dos hóspedes entrados, para o período de janeiro a agosto de 2024 apontam para 1.501.400, +5,7% que no mesmo período de 2023, e evidenciam igualmente um crescimento nas dormidas, que ultrapassaram os 7,9 milhões (+6,4% que no período homólogo do ano anterior).

Na abertura, Pedro Costa Ferreira, o presidente da APAVT, não enjeitou o palco para desmistificar muito daquilo que vai sendo dito, em relação ao excesso, ou não, de turismo em Portugal. Primeiramente, destacou que “iniciamos este congresso encarando um setor que só pode estar feliz com os resultados alcançados.

Um setor que cresce e é responsável por metade do crescimento do nosso País, um sector que paga um salário médio cada vez mais alto, o sector que permitiu o equilíbrio das contas externas”. Um setor, “eventualmente mais importante, onde estão depositadas quase todas as esperanças de crescimento a curto prazo da economia portuguesa”.

Aqui chegado, constatou, então, que se trata de um setor que “está a ser muito atacado pelas más razões, razões que temos de impedir que se transformem em narrativas normalizadas e comummente aceites como verdade”.Ou seja, “o Turismo não destruiu o centro das cidades, afastando de lá as pessoas. Antes do turismo não havia pessoas a viver no centro das cidades. Ninguém queria viver em zonas degradadas, sujas e perigosas.

O incêndio do Chiado propagou-se inicialmente como se propagou, sendo essa a razão porque acabou por ser um desastre da dimensão que se conhece, simplesmente porque não havia moradores na baixa de Lisboa.

Foi o Turismo que recuperou as cidades, colocando residentes no seu centro”. Igualmente “o Turismo não apagou a genuinidade nem as tradições dos bairros históricos das cidades.

A memória dos contestatários é curta, os bairros históricos não eram típicos, nem genuínos, eram pobres, e a pobreza não deve ser a montra para a qual os ricos vão passear duas vezes ao ano, nos dias dos Santos Populares”.

“Eu sei que há quem se enerve por existirem filas à porta da Brasileira, da Benard, ou do Majestic, e defenda com isso que a cidade ficou descaracterizada. Não é verdade. A Brasileira, a Benard e o Majestic são exactamente os mesmos, o que agora é deferente é que não cabem lá apenas alguns privilegiados, agora entram lá todos”, disse.

Mais, “o Turismo não acabou com as lojas históricas. O que aconteceu foi que os padrões e o comportamento do consumidor se alteraram e apareceram as grandes superfícies comerciais que, já agora, empregam mais gente, pagam melhor e são responsáveis por importantes crescimentos económicos a montante, para além de melhorarem a experiência do consumidor e baixarem os preços dos bens. O que aconteceu foi precisamente o contrário, algumas lojas históricas mantêm-se abertas, porque vendem aos turistas”.

O Turismo também “não desvirtuou os monumentos históricos, que estavam degradados e afastados dos seus verdadeiros donos, que são as pessoas. O Turismo recuperou os monumentos e abriu as suas portas às pessoas, lutando contra um grupo culturalmente caduco, disfarçado de elite, que continua a querer impedir que as pessoas disfrutem livremente do património que é de todos”.

Pelo contrário, “o Turismo preserva a história e propaga a cultura. Olhem para a Madeira e percebam como o Turismo pode ser alicerçado, precisamente apostando também na cultura”, aproveitando a oportunidade “para cumprimentar o Dr. Eduardo de Jesus, um extraordinário parceiro da APAVT e dos agentes de viagens portugueses, muito obrigado pela sua presença”, num tratamento diferencial em relação ao secretário regional de Economia, Turismo e Cultura.

“O Turismo foi o sector que melhor integrou imigrantes nas suas estruturas de produção, atenuando problemas sociais e permitindo que tenhamos uma ténue esperança de renovação demográfica. É muito curioso, mas nada inesperado, que o Turismo seja atacado por quem passa os dias na rua a berrar por melhor integração dos imigrantes, quando é quem mais faz por os integrar, empregando-os”, disse também.

Costa Ferreira aproveitou a ocasião para explicar a razão porque a APAVT deixou a BTL, e com o presidente da Confederação de Turismo de Portugal presente, na cerimónia de abertura, lançou um desafio a Francisco Calheiros: “Precisamos de uma feira que sirva o turismo e que se articule com os seus estrategas, decisores e protagonistas, não precisamos que o turismo seja unicamente fonte alimentadora de uma necessidade crescente de realizar receitas”.

Ou seja, “há uns anos, em sede de CTP, estimulei o seu presidente a tomar politicamente conta da BTL, impedindo que o turismo fosse utilizado por um mero processo de recuperação empresarial”, de hoje reforçou esse desafio.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o Orçamento Regional deveria ajudar a pagar as despesas da Universidade da Madeira?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

19:51

Uma curva alegadamente mal medida acabou por trazer consequências para o condutor de um autocarro de turismo, que descia uma estrada na freguesia da Ilha,...

10:26

Um carro funerário despistou-se na manhã desta segunda-feira, pouco depois das 10h00, na via rápida, no Caniço, no sentido Santa Cruz – Funchal.

O acidente...

15:07

Uma jovem, de 22 anos de idade, foi sequestrada e violada, esta noite, em Coimbra.

Notícia avançada pela CM TV revela que a rapariga foi vítima dos crimes...

15:02

Um acidente insólito provocou esta manhã grande alvoroço junto à Associação de Paralisia Cerebral da Madeira, em São Martinho, no Funchal.

Segundo testemunhas,...

17:06

Mais de 50 países contactaram a administração norte-americana a solicitar o início de negociações sobre as tarifas alfandegárias anunciadas pelo Presidente...

22:24

O desporto em São Vicente e regional está de luto após a morte de Paulo Gouveia, antigo atleta e treinador dos escalões de formação da Associação Cultural...

15:20

Uma patrulha da Polícia de Segurança Pública (PSP) deparou-se, na madrugada de hoje, com uma situação um pouco insólita junto aos estacionamentos do Casino...

• PUB
14:30

O Miradouro dos Balcões, no Ribeiro Frio, revelou-se pequeno demais para tanta procura este domingo. O que normalmente é um oásis de tranquilidade, conhecido...

19:15

A Escola Básica do Porto da Cruz organizou, ontem, no Restaurante da Praia da Alagoa, um jantar em nome de uma causa solidária.

A iniciativa teve o objetivo...

6:30

Dois anos depois da morte de Carlos Silva, jovem de 26 anos vítima de atropelamento e fuga no Caniçal, chegou a notícia do arquivamento do processo que...

Últimas

20:48

O mau tempo que se faz sentir no aeroporto da Madeira terá estado na origem do regresso do avião que transportava a equipa do Estrela da Amadora a Lisboa....

19:40

Uma turista estrangeira, de 70 anos, sofreu esta tarde ferimentos nos membros superiores e inferiores, na sequência de uma queda na Ponta da Cruz, no Funchal....

19:17

Um taxista foi esta tarde agredido por um cliente, na zona da paragem dos autocarros da CAM (antiga SAM), no Funchal, tendo ficado ferido no sobrolho,...

18:57

O partido Nova Direita reuniu-se esta manhã em Conselho Nacional e avançou com os nomes dos cabeças de lista para as Eleições Legislativas de 2025.

Paulo...

18:50

Um acidente de viação junto às instalações da Renault, no Funchal, provocou esta sexta-feira danos materiais em duas viaturas, apurou o JM.

Ao que tudo...

18:10

Há mais quatro portugueses campeões nacionais de futebol, depois do Paris Saint-Germain vencer o Angers este sábado por 1-0. A equipa de Nuno Mendes, Vitinha,...

17:46

O secretário-geral do Juntos Pelo Povo (JPP) e líder da oposição garantiu este sábado, na freguesia da Ilha, em Santana, que o seu partido “colocará a...

• PUB
17:27

O Presidente ucraniano saudou hoje o “progresso tangível” e os “detalhes iniciais” sobre um eventual envio de um contingente europeu de segurança para...

17:26

O Marítimo voltou a marcar passo em casa, desta feita ao empatar a uma bola com o Leixões, em duelo relativo à 28.ª jornada da II Liga.

Nos Barreiros, a...

16:50

O número de mortos do sismo de 28 de março em Myanmar aumentou para 3.354, avançou hoje a imprensa estatal, numa altura em que as agências da ONU continuam...