A freguesia do Caniço vai contar com mais um posto de abastecimento de combustível, desta feita, na Estrada do Garajau. O anúncio foi feito, recentemente, por Filipe Sousa, na inauguração do contestado posto da Repsol, na rua da Olaria. Mas sobre o investimento causa, o autarca mais não disse.
Contactada, esta semana, pelo JM, a Câmara Municipal de Santa Cruz não quis adiantar pormenores sobre o projeto uma vez que é uma iniciativa privada e deverá, por isso, ser o promotor a falar do investimento.
Contudo, a Autarquia admitiu que licenciou um novo empreendimento para a construção de um posto de abastecimento de combustíveis e um edifício de comércio e serviços a ser construído num prédio localizado ao entroncamento da Estrada do Garajau com a Travessa do Cedro.
O investimento, cujo valor total não conseguimos apurar, comporta um posto com duas ilhas de abastecimento, com uma área de implantação de 204 m2 e um edifício de apoio com dois espaços distintos destinados a comércio e serviços com uma área de implantação de 252 m2.
O Jornal apurou, entretanto, que a entrada ao posto será feita pela Estrada do Garajau e as saídas pela Travessa do Cedro.
Dentro do prédio, estão previstos 24 lugares de estacionamento. Uma mais-valia, tendo em conta que naquela concorrida artéria, mesmo que pagos, os estacionamentos vão faltando, tendo em conta os muitos carros de rent-a-car que, tanto nas linhas brancas, como nas linhas azuis, vão sendo vistos ao longo de dias. Ao que o Jornal sabe, a bomba de gasolina ficará exatamente num extenso terreno que já foi remexido e a máquina esteve, ali, parada, durante meses, junto ao Frango da Guiia ou Padaria Flôr do Garajau.
O JM apurou que além de posto de abastecimento de combustíveis, aquela área terá também uma zona de restauração ligada a uma grande marca de hambúrgueres mas não conseguimos confirmar esta informação junto da Autarquia, que nos adiantou apenas que os trabalhos aguardam pelo pagamento das devidas taxas que permitem dar início à obra de edificação e que deve ficar concluída no prazo de um ano.
Ou seja, se o pagamento da verba em questão acontecer este mês ou em janeiro, no início de 2026, canicenses e visitantes terão um novo posto de combustível assim como uma área comercial numa das mais movimentadas artérias da freguesia do Caniço. Além do posto da REPSOL localizado alguns metros acima, a freguesia dispõe de um da Galp, na Cancela, de outro REPSOL mais perto do centro do Caniço e ainda de um da BP no sítio da Assomada, também freguesia do Caniço.
Ao que conseguimos saber, o projeto em causa inclui áreas de cedência para o alargamento da Travessa do Cedro e para a construção de passeio público ao longo das duas vias.