Nove docentes e investigadores da Universidade da Madeira (UMa) integram o Top 2% dos cientistas mais citados a nível mundial em 2024, segundo a mais recente edição do ranking “World’s Top 2% Scientists”, elaborado pela Universidade de Stanford (EUA) em parceria com a Elsevier.
Sete dos investigadores distinguidos pertencem ao Centro de Química da Madeira: José S. Câmara (Vice-Reitor da UMa), Helena Tomás, Rosa Perestrelo, Jorge A. M. Pereira (estreante na lista), Jaison Jeevanandam, Serge Mignani e Xiangyange Shi. Também foram reconhecidos Mikhail Benilov (Instituto de Plasmas e Fluidos) e João Canning Clode (MARE-Madeira/ARDITI/UMa).
Quatro investigadores – José S. Câmara, Helena Tomás, Jaison Jeevanandam e Xiangyange Shi – foram ainda distinguidos pelo impacto da sua carreira científica.
A UMa ocupa agora o 28.º lugar entre 176 instituições portuguesas no ranking, lado a lado com universidades e centros de investigação de referência nacional, o que reforça a afirmação da ciência produzida na Madeira no cenário internacional.