MADEIRA Meteorologia

"Não vale a pena pôr-se com histerias", diz Miguel Albuquerque

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Novembro 2021
12:54

Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, voltou a reiterar, hoje, que só no fim do mês poderão vir a ser tomadas novas medidas restritivas, assegurando que, para já, a situação epidemiológica na Região "não é grave" e "está controlada".

"Não vale a pena pôr-se com histerias. Temos que analisar quais são as consequências e as consequências, neste momento, são as seguintes: temos a situação monitorizada e controlada, temos feito a testagem maciça e vamos tomar as providências necessárias no sentido de evitar as grandes concentrações", disse o governante, afirmando que, por enquanto, a Região "não vai fechar" e que serão tomadas "medidas necessárias à contenção e à salvaguarda da Saúde pública".

"Não funcionamos em função de surtos emocionais. Funcionamos em função de uma realidade objetiva", frisou, sublinhando que o rácio de internados se mantém"baixo" relativamente ao número de casos de covid-19 diários.

Recordando que a situação é diferente relativamente ao ano passado, dado que quase 85% da população já se encontra vacinada, o líder do executivo madeirense rejeitou dramatismos, explicando que nesta fase as consequências são muito menos gravosas do que anteriormente e que os óbitos têm ocorrido sempre em pessoas não vacinados, devido a "palermices que vão lendo" e a "teorias da conspiração que não têm nenhum sentido", ou em doentes com patologias associadas.

Ainda assim, Miguel Albuquerque defendeu a necessidade de a Agência Europeia do Medicamento "alargar o espectro de vacinação", ao aprovar a vacinação dos jovens entre os 6 de os 11 anos, devido aos casos que têm surgido nesta faixa etária.

Mais recordou que a Madeira tem vacinas suficientes para administrar a terceira dose a todos os madeirenses que o desejem e que já tenham completado seis meses desde a segunda dose.

As declarações foram proferidas pelo governante madeirense à margem de uma visita ao navio "Ada Rebikoff", da Fundação Rebikoff-Niggeler, que se encontra atracado no cais 8, no Funchal

Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas