Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, visita amanhã, dia 6 de junho, pelas 17 horas, o ‘1905 Zino’s Palace’, um estabelecimento de alojamento local situado no Lugar de Baixo, na Ponta do Sol, e gerido pela sociedade Tecnovia Madeira - Sociedade de Empreitadas, S.A.
Este trata-se de um estabelecimento de alojamento local na modalidade de unidade de hospedagem, que iniciou, oficialmente, a sua atividade a 12 de fevereiro de 2020, muito pouco antes da pandemia eclodir, sendo composto por 9 unidades de alojamento, todos do tipo quarto duplo, totalizando 18 camas.
"O secular palacete, totalmente renovado, tem um total de nove quartos, distribuídos por três pisos. São três quartos duplo superior com vista para o mar, dois quartos duplo clássico, dois quartos duplo acolhedor e duas suítes vista mar. Os quartos estão equipados com casa de banho, mini-bar, chaleira, secador, cofre e há opções de pequeno-almoço continental e buffet, disponíveis diariamente no hotel. Conta com restaurante, piscina aquecida, bar e um pátio grande, com zonas de esplanada", informa uma nota enviada à redação.
De realçar ainda que o palacete e a Capela de Santo António, a este anexada, foram construídos no final do século XIX com a finalidade de serem usados como casa de verão da família Zino, aproveitando o excelente clima da zona.
Mais tarde, o edifício chegou a ser utilizado pelo Estado como Escola Prática Elementar de Agricultura da Madeira e depois como uma Escola Primária.
O espaço foi abandonado em 1976, mas em 2002 o Governo Regional decidiu recuperá-lo, equipando-o de modo a poder receber eventos.
Nessa altura deixou de ser identificado como Palacete dos Zinos e foi rebatizado como Palacete do Lugar de Baixo.
Esta obra esteve a cargo da Sociedade de Desenvolvimento Ponta do Oeste e teve por objetivo a recuperação do Património da Região.
Redação