MADEIRA Meteorologia

Miguel Albuquerque “vergonhosamente promete aquilo que tem recusado há vários anos”, diz JPP

Data de publicação
12 Abril 2024
17:36

O JPP acusou hoje Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, de “vergonhosamente prometer aquilo que tem recusado há vários anos”.

Em causa está a promessa avançada ontem pelo chefe do executivo madeirense de reabertura das urgências dos concelhos de Santana e Porto Moniz, passando a funcionar 24 horas, após ter estado 12 anos fechadas durante o período da noite.

No entanto, para o Juntos pelo Povo, esta seria uma boa notícia, não fossem as sucessivas recusas do Governo Regional em concretizar esta recomendação ao longo dos anos.

“Se recuarmos a novembro de 2021, houve uma recomendação ao Governo Regional, aprovada por unanimidade – portanto com os votos do PSD e CDS – para que o Governo fizesse as diligências necessárias de forma a assegurar o alargamento do horário de atendimento dos Serviços de Urgências, para 24 horas por dia, nos Centros de Saúde de Santana e do Porto Moniz. Contudo, Miguel Albuquerque sempre recusou cumprir esta recomendação, penalizando os residentes nestes concelhos, nomeadamente idosos, crianças e turistas que precisam destas urgências durante a noite”, começou por afirmar o partido, numa nota enviada à redação.

Mas não ficou por aqui: “Após uma notícia em março de 2023 sobre o medo da população de Santana pelo facto de as urgências estarem fechadas à noite e porque o Governo Regional recusava-se a reabrir estas urgências, em março de 2023, o JPP propôs na Assembleia Legislativa Regional, que o Governo Regional disponibilizasse valências SIV (Ambulância de Suporte Imediato de Vida) nestes concelhos. Esta proposta foi chumbada pela maioria PSD e CDS, dizendo que não era preciso reabrir as urgências 24 horas nem era preciso esta ambulância SIV”, lembrou ainda, e continuou: “Em agosto de 2023 o Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, afirmou à comunicação social que a reabertura das urgências 24 horas no Porto Moniz e em Santana, não era opção para o Governo Regional”.

Assim sendo, o JPP lamenta a postura de Miguel Albuquerque perante esta matéria, questionando-se se esta se trata de oportunismo político ou de negligência.

“Afinal, o Juntos Pelo Povo tinha e tem razão: as urgências de Santana e Porto Moniz devem estar abertas 24 horas!”, findou.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas