MADEIRA Meteorologia

JPP reúne VI congresso nacional este fim de semana na Calheta

Data de publicação
24 Janeiro 2025
10:49

O Juntos pelo Povo (JPP) realiza este fim de semana, na Calheta, Madeira, o VI congresso nacional do partido, que é eletivo, sendo conhecido apenas a recandidatura do atual secretário-geral, Élvio Sousa, disse fonte do partido.

O congresso decorre na Casa das Mudas, na Calheta, na zona oeste da Madeira, indicando o programa que, no sábado, acontece a eleição do novo secretário-geral, além do presidente do partido, comissão política nacional, comissão de jurisdição, e comissão de fiscalização económica e financeira.

“Estamos prontos. Este é o momento” é o lema desta reunião magna do JPP, que tem como presidente Lina Pereira.

O JPP é um partido que tem a sua génese num movimento de cidadãos que surgiu na freguesia de Gaula, no concelho de Santa Cruz, em 2008, e, no ano seguinte, conseguiu retirar pela primeira vez a maioria absoluta que o PSD sempre detivera neste concelho.

Liderado por Filipe Sousa, nas autárquicas de 2013, o JPP conquistou todas as cinco juntas de freguesia do município.

Em 27 de janeiro de 2015 este movimento de cidadãos “evoluiu” e tornou-se no 21.º partido político nacional inscrito no Tribunal Constitucional e na primeira vez que concorreu a umas eleições legislativas regionais, em 01 outubro de 2017, conseguiu eleger um grupo parlamentar composto por cinco deputados.

Perdeu um deputado nas regionais seguintes (2019), que veio a recuperar em 2023, ano em que alcançou também a terceira maioria absoluta na Câmara Municipal de Santa Cruz, ganhando também em todas as cinco freguesias.

Nas eleições antecipadas 26 de maio de 2024, o JPP reforçou a sua posição na Assembleia Legislativa da Madeira ao eleger nove deputados.

Na sequência da crise política que surgiu na Madeira depois de Miguel Albuquerque ter pedido a demissão após a investigação judicial em que foi constituído arguido, em janeiro de 2023, o JPP aceitou a uma aliança proposta pelo PS para tentar afastar o PSD da governação.

O projeto não teve sucesso porque estes dois partidos juntos tinham apenas 20 deputados, sendo necessário 24 para assegurar uma maioria absoluta.

A Assembleia Legislativa da Madeira é constituída por 47 deputados, sendo 19 deputados do PSD, 11 do PS, nove do JPP, quatro do Chega, dois do CDS-PP, um da IL e outro do PAN.

O JPP é um partido que tem apostado num papel fiscalizador à atuação do Governo Regional e tem denunciado várias situações junto das instâncias judiciais.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas