MADEIRA Meteorologia

Incêndios: Foco do Curral declarado extinto; maior preocupação recai sobre a zona do Pico Ruivo

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
21 Agosto 2024
10:10

O ponto de situação das 9 horas desta manhã, do Serviço Regional de Proteção Civil dá conta de que o incêndio continua ativo, com dois focos nas zonas altas da Ponta do Sol (Lombada) e o outro na Cordilheira central (entre as zonas altas do Curral das Freiras e o Pico Ruivo).

No terreno somam-se mais de 30 veículos e mais de 100 operacionais, incluindo membros da Força Especial de Proteção Civil e bombeiros dos Açores.

O Serviço afirma que no Curral das Freiras, o incêndio que estava ativo até ontem, dia 20 de agosto, foi declarado extinto. As equipas permanecem no terreno para realizar vigilância ativa e evitar qualquer reacendimento.

Já na Ponta do Sol, os profissionais permanecem no terreno para conter o avanço das chamas e impedir que o fogo se aproxime das habitações.

Mais adianta a entidade que o foco “mais preocupante” está agora na zona da cordilheira central entre as zonas altas do Curral das Freiras e o Pico Ruivo, onde o incêndio “está a consumir uma área cada vez maior em zonas de difícil acesso, o que dificulta o combate ao fogo”.

Nas próximas horas os elementos da Força Especial da Proteção Civil e o meio aéreo irão se concentrar nesta área para travar a evolução do fogo, refere. Além das forças de bombeiros, elementos do Comando Regional de Operações de Socorro (CROS), do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), da GNR e da PSP continuam a prestar apoio contínuo às operações.

Face à evolução o Serviço Regional de Proteção Civil solicitou a ANEPC um reforço de elementos da Força Especial de Proteção Civil. A logística associada a esta deslocação já está a ser tratada e estes homens devem chegar no final do dia de hoje a Madeira.

Em relação aos bombeiros que receberam assistência clínica no dia de ontem, 20 de agosto no Hospital Nélio Mendoça, informamos que já receberam alta.

O SRPC, IP-RAM garante que continua a monitorizar atentamente a evolução dos incêndios e reitera o apelo à população para evitar deslocações às áreas afetadas, pela sua segurança e para garantir uma operação de combate mais eficaz e segura para as equipas que estão no terreno.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas