MADEIRA Meteorologia

IHM lembra ao Chega que o “Governo Regional esteve cinco meses em gestão”

Data de publicação
23 Agosto 2024
19:17

A Investimentos Habitacionais da Madeira reagiu à denúncia do Chega, quanto à existência de “famílias em risco de despejo”, lembrando que o Governo Regional esteve cinco meses em gestão.

O Chega Madeira, em comunicado enviado à nossa redação, critica hoje o Instituto de Habitação da Madeira, acusando-o de “uma grave falta de competência e celeridade no apoio às famílias que solicitaram ajuda para o pagamento da renda”.

Em baixo publica-se, na íntega, o Direito de Resposta da IHM ao partido Chega:

“Desde a sua génese, a grande prioridade da IHM - Investimentos Habitacionais da Madeira tem sido sempre a melhoria contínua das condições habitacionais das famílias na RAM, numa perspetiva global de inclusão social e de melhoria da qualidade de vida da sua população.

Daí, os vários programas de apoio habitacional que já foram criados e que vão desde a atribuição de um fogo em regime de habitação social, até ao apoio às famílias da classe média que se veem confrontadas com os elevados preços praticados pelo mercado de arrendamento e de aquisição de imóveis, e ainda pelo aumento das prestações bancárias relativas ao crédito habitação.

Apesar de poder ter havido, efetivamente, alguns constrangimentos na atribuição dos apoios financeiros prestados, a IHM aproveita para garantir que tem envidado todos os esforços no sentido de recuperar todo o tempo que foi perdido pela falta da aprovação de um Orçamento Regional, a qual, recorde-se, só veio a acontecer no final do passado mês de julho.

A falta de “celeridade” de que o partido CHEGA acusa a IHM de ter no apoio às famílias deveu-se simplesmente e unicamente ao facto de o Governo Regional ter estado cinco meses em gestão, mais precisamente entre fevereiro e o mês de julho deste ano.

Aliás, a IHM aproveita para lembrar que, desde o início deste ano até ao momento, já foram atribuídos no âmbito do Programa PRAHABITAR-Arrendamento cerca de 500.000,00€, contabilizando-se, desde a criação desta ajuda financeira, perto de 1.200 famílias apoiadas.

Deste modo, e face ao exposto, reforçamos que neste momento, e com o Orçamento já aprovado, estamos em condições de regularizar os atrasos em alguns apoios habitacionais, estando em condições de retomar o normal funcionamento da IHM, que sempre privilegiou o pagamento atempado às famílias, por conhecer a realidade, os esforços e as dificuldades de cada uma delas.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas