A greve dos trabalhadores da Horários do Funchal, que estava agendada para amanhã e quinta-feira, foi desconvocada, tal como o JM deu conta na sua edição online no final do plenário de trabalhadores que decorreu hoje entre as 18h00 e as 19h00.
Numa nota enviada à redação, a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas refere que “na sequência do processo de negociação entre a Horários do Funchal e o Sindicato Nacional dos Motoristas e Outros Trabalhadores (SNMOT)” (...) “o conselho de administração da Horários do Funchal alcançou um acordo com o SNMOT, que levou à desconvocação da greve prevista para os dias 17 e 18 de setembro”.
Especificando, a nota adianta que o entendimento prevê um aumento adicional de 20 euros no vencimento base dos associados do SNMOT, com efeitos retroativos a janeiro de 2025, o que corresponde a um acréscimo global neste ano de 2025 de 65 euros no vencimento base. Esta solução é equivalente ao que já tinha sido anteriormente acordado com o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Atividades Metalúrgicas da Região Autónoma da Madeira (STRAMM) e garante a uniformização dos aumentos salariais de todos os trabalhadores da empresa, independentemente do sindicato a que pertençam ou de serem não sindicalizados.
Mais refere que o acordo agora celebrado reflete o esforço e a capacidade de diálogo entre as partes e permite a desconvocação da greve, atenuando assim o impacto sobre os utilizadores do transporte público.
O Governo entende, de igual modo, que o acordo alcançado demonstra que o sindicato em causa aceitou flexibilizar as suas exigências negociais apresentadas em anteriores negociações as quais estiveram na origem das recentes greves convocadas pelo sindicato reconhecendo a posição do conselho de administração da Horários do Funchal nos termos previamente acordados pelo STRAMM.