MADEIRA Meteorologia

Funchal moderniza iluminação em túneis rodoviários com ganhos ambientais

Data de publicação
08 Dezembro 2024
15:17

A Câmara Municipal do Funchal concluiu, recentemente, um projeto de melhoramento da iluminação nos principais túneis rodoviários da cidade, com o objetivo de promover maior sustentabilidade ambiental e eficiência energética.

A intervenção, que representou um investimento de 284.000 euros (acrescido de IVA), abrangeu o Túnel Engenheiro Ornelas Camacho, já concluído, e os túneis da Avenida Calouste Gulbenkian, nos sentidos ascendente e descendente, atualmente em fase de execução.

O projeto consistiu na substituição das antigas lâmpadas por sistemas LED de última geração, permitindo uma iluminação mais eficiente e ambientalmente responsável.

No Túnel Engenheiro Ornelas Camacho, os resultados já são visíveis, com uma redução do consumo energético de 231.642 kWh anuais para apenas 57.143 kWh, traduzindo-se numa poupança de 174.499 kWh por ano, o equivalente a menos 75,3% de energia consumida. Esta modernização também permitiu uma redução anual de 79,75 toneladas de emissões de CO₂, equivalente à absorção de cerca de 3.703 árvores ou a uma área florestal de 87.100 m². Além disso, verificou-se uma poupança financeira de 28.689 euros por ano na fatura energética.

Nos túneis da Avenida Calouste Gulbenkian, atualmente em fase de execução, espera-se alcançar reduções energéticas semelhantes. O consumo de energia do túnel ascendente deverá diminuir para cerca de 16.871 kWh por ano e o do túnel descendente para 22.990 kWh anuais, representando uma redução superior a 75% no consumo energético. Em termos financeiros, estima-se uma poupança de cerca de 4.340 euros anuais nos dois túneis.

Para além da modernização da iluminação, o projeto incluiu a manutenção do sistema de ventilação no Túnel Engenheiro Ornelas Camacho e a renovação das pinturas internas em todos os túneis, , reforçando a qualidade e a segurança das infraestruturas.

Com estas intervenções, o município do Funchal reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, a eficiência energética e a melhoria contínua das infraestruturas da cidade. Este investimento representa não apenas um benefício ambiental significativo, mas também uma poupança económica relevante.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como interpreta a marcação de eleições diretas no PS-M?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas