MADEIRA Meteorologia

Filipe Sousa diz que PSD devia louvar IMI do aeroporto e pedir desculpas por calúnias de ilegalidade

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
02 Fevereiro 2023
11:41

Filipe Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, desafiou, hoje, os vereadores do PSD a apresentarem um voto de louvor ao povo de Santa Cruz pela vitória no processo que obriga à inscrição do Aeroporto na Matriz e consequente pagamento de IMI, bem como a fazerem um pedido de desculpas pela denúncia relativa às supostas ilegalidades na contratação de advogados, que agora foi arquivada pelo Tribunal de Contas.

Isto porque, o social-democrata entende que, no caso do Tribunal de Contas, o que houve foi uma prescrição e "um reconhecimento da ignorância" do executivo camarário face à lei da altura, uma versão que o autarca considerou falsa, porque o que o tribunal diz é que com a kei da altura não era possível fazer diferente, não havendo, por isso, nem dolo, nem negligência, nem ilegalidades associadas aos contratos dos advogados.

Sobre a decisão do IMI do aeroporto, Filipe Sousa lamentou que o poder regional e o PSD falem logo de complexidades quando é para defender os grandes grupos económicos, mas que tudo seja simples quanto a recorrer para prejudicar o povo. "Aí já não há problema nenhum", ironizou,

Relativamente ao arquivamento do processo que teve origem numa denúncia anónima de ilegalidade no contrato de advogados por parte da Câmara de Santa Cruz, o líder camarário afirmou que esta decisão deita por terra "a campanha nojenta que fizeram contra a idoneidade das pessoas que lideram este município, com reflexos nas instituições e no povo que aqui vive".

A este propósito, recordou os cartazes com insinuações gravíssimas, os jatos privados pagos para trazer jornalistas do continente. Conforme reiterou Filipe Sousa, tudo isto culminou agora com o arquivamento do processo, sendo o ponto nove da decisão bastante claro, quando afirma que perante a realidade da altura a autarquia escolheu o melhor caminho, não havendo lugar a dolo ou negligência nos contratos então assinados.

"Por isso, o que eu esperava, perante a campanha nojenta que desencadearam contra nós, era um pedido de desculpas, nomeadamente à população", disse..

Por seu turno, a restante vereação lamentou denúncias anónimas que põem em causa a vida de quem trabalha, e que, como referiu o vereador Dúlio Freitas, ainda servem para provocações como as proferidas na última Assembleia Municipal, com elementos do PSD a aconselharem os vereadores a pouparem o dinheiro dos subsídios de férias e natal para as multas do tribunal.

Na reunião de hoje foi aprovada a abertura da revisão do PDM e vários programas sociais, nomeadamente na área dos programas de emprego, além de uma revisão ao regulamento das pequenas cirurgias.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas