MADEIRA Meteorologia

Especialistas do SESARAM em congresso no IPO do Porto

Data de publicação
06 Junho 2024
19:59

O Registo Oncológico da Região Autónoma da Madeira (RO-RAM), em representação do Serviço de Saúde da Região (SESARAM, EPERAM), participou na segunda edição do Congresso Nacional de Epidemiologia e Registo de Cancro (II CNERC), que decorreu entre os dias 22 e 24 de maio, no IPO do Porto.

Este congresso contou com a presença de investigadores e epidemiologistas da área de todo o País, assim como de representantes dos PALOPs, nomeadamente, de Angola e Cabo Verde, tendo contemplado os 10 melhores trabalhos submetidos ao nível nacional, para comunicação oral.

A comunicação oral do grupo do RO-RAM, aceite, incidiu sobre as maiores tendências epidemiológicas para 25 anos de Leucemias na Região Autónoma da Madeira (1998-2022). Um estudo da autoria da equipa do RO-RAM (Pedro Berenguer, Bioquímico, Cláudia Fraga, Médica Internista, Sara Müller, Nutricionista, Patrícia Serrão, administrativa do RO-RAM, Carolina Camacho, Coordenadora do RO-RAM e Médica Oncologista), em colaboração com Marlene Pires e Nídia Neves, Médicas Patologistas, e Elizabeth Brazão e Fernando Aveiro, Médicos Hematologistas, que foi apresentado, neste evento, por Pedro Berenguer, Bioquímico.

Nestes 25 anos, na Região, foram observados 629 casos de leucemias. As mais frequentes corresponderam às Leucemias Mieloblásticas Agudas, que representam 33% do número total de casos, onde normalmente seriam as Leucemias Linfocíticas Crónicas.

De acordo com o estudo, verificou-se um aumento significativo nas Leucemias Linfocíticas Crónicas e uma diminuição nas Leucemias Linfoblásticas Agudas e Mieloides Crónicas.

Em termos de sobrevivência, de uma forma global, há a registar um aumento de 2,3% por ano, a par de uma estabilidade na mortalidade.

Uma realidade cujos resultados, “refletem um progresso na eficácia das novas formas de diagnóstico e nas estratégias terapêuticas utilizadas ao longo do tempo.”

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas