Cerca de setenta alunos da Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade, em São Vicente, caminharam hoje pela sensibilização/consciencialização para o cancro colorretal ("Março Azul"). Esta iniciativa, dinamizada pelo Grupo Disciplinar de Educação Física, em parceria com o projeto Eco-Escolas e o Clube Viver com Saúde da "secundária de São Vicente", constituiu uma espécie de dois em um, servindo de igual modo para homenagear o povo ucraniano, num mês que se evoca a liberdade ("Abril Azul e Amarelo").
O trajeto da Caminhada Vida Saudável incluiu a Capelinha Pico da Cova, a Levada dos Cardais, a Vila e as Grutas de São Vicente, tendo por principal objetivo sensibilizar/consciencializar para o cancro colorretal - a prevenção passa pela adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividade física regular. Promover a atividade física como meio para uma vida ativa saudável e de sociabilização, bem como destacar os benefícios da prática de atividade física em espaços verdes e de contacto com a natureza, na saúde e na qualidade de vida, foram outros dos propósitos da atividade.
Os docentes organizadores solicitaram aos participantes que trajassem simbolicamente de azul e amarelo, em homenagem ao povo ucraniano que tão castigado tem sido no último mês, ao qual foi dedicado particular tributo junto à Capelinha Pico da Cova. Associou-se de igual modo a esta iniciativa a Câmara Municipal de São Vicente, fazendo-se representar pela Sra. Vereadora com o pelouro da Educação, Rosa Castanho.
Daniel Faria