A secretária regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Elsa Fernandes, destacou esta sexta-feira a importância da inovação pedagógica no sistema de ensino madeirense, durante a sessão de abertura do 3.º Encontro Regional de Inovação Pedagógica, que decorreu no auditório da Escola da APEL.
No seu discurso, a governante fez uma retrospetiva pessoal sobre o seu percurso na área da inovação pedagógica, recordando o período em que iniciou a carreira como professora de Matemática do ensino básico e secundário, numa altura em que as salas de aula se resumiam ao quadro e ao giz. Foi nesse contexto, explicou, que começou a procurar novas formas de ensinar.
Elsa Fernandes elencou três razões fundamentais que, na sua perspetiva, justificam e impulsionam a inovação pedagógica: a promoção do sucesso escolar, a inclusão e o bem-estar de todos os envolvidos no processo educativo.
“Muitas vezes achamos que a inovação pedagógica é algo que se faz na nossa sala de aula, com os nossos alunos. Mas não tem de ser. A inovação pedagógica pode ser muito mais ampla do que isto e pode ser para toda a escola”, aponta.
A secretária regional fez ainda questão de desmistificar a ideia de que inovar implica, obrigatoriamente, o uso de tecnologias. “As pessoas normalmente confundem estes conceitos. Que inovação pedagógica envolve tecnologias. Não é verdade. Envolve mudança e transformação de práticas e pessoas. Não tem de envolver obrigatoriamente tecnologias para ser inovação pedagógica”, explicou.
Durante a intervenção, reforçou também a necessidade de escutar os alunos, integrar as suas expetativas e torná-los parte ativa dos processos de ensino e aprendizagem, defendendo que só assim é possível garantir alunos verdadeiramente envolvidos.
Por fim, a governante garantiu que a Secretaria Regional está sempre disponível para apoiar projetos e ideias de docentes e escolas que pretendam implementar práticas inovadoras nas salas de aula da Região Autónoma da Madeira.