A Associação Regional para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação na Madeira (DTIM) associa-se à celebração dos ErasmusDays 2025, promovendo uma série de iniciativas entre os dias 13 e 20 de outubro, com o objetivo de destacar o impacto da cooperação europeia na educação, na mobilidade e na aprendizagem ao longo da vida.
De acordo com a nota enviada às redações, o programa tem hoje início, com uma sessão de partilha de boas práticas e apresentação de projetos desenvolvidos pela DTIM, na Escola BS/PE Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, no Porto Santo, dirigida à comunidade educativa.
Segue-se, no dia 15 de outubro, uma sessão interna de apresentação dos projetos em curso e das mobilidades realizadas, nas instalações da DTIM, na Calçada de Santa Clara, destinada à equipa da associação.
No dia 17 de outubro, realiza-se o webinar “O Impacto do Programa ERASMUS+ na Aprendizagem ao Longo da Vida”, com a participação de José Miguel Sousa, Diretor-Geral da DTIM, e José Carlos Bronze, bolseiro de investigação da FCT. A sessão é dirigida a coordenadores e participantes em projetos Erasmus+.
Como momento complementar às comemorações, a exposição “Upcycling de Têxteis: Transformando Memórias em Arte” será inaugurada a 20 de outubro, no Madeira Shopping, onde permanecerá patente até 2 de novembro.
Aberta ao público em geral, a mostra cria uma ligação próxima com a comunidade e apresenta as diferentes fases deste projeto intergeracional. Na primeira fase, dedicada à reutilização de têxteis, são evidenciados os momentos de aprendizagem colaborativa, criatividade e sustentabilidade.
Já na segunda fase, centrada na mobilidade das aprendentes adultas à Bélgica, destacam-se experiências marcantes de reforço da identidade europeia e da coesão social, nomeadamente a visita ao Parlamento Europeu, que representou uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal e cidadania ativa.
“Estas iniciativas inserem-se no espírito dos ErasmusDays2025, que visam dar visibilidade ao impacto positivo do programa Erasmus+ em toda a Europa, promovendo a partilha de experiências e o fortalecimento dos laços europeus”, lê-se ainda.