MADEIRA Meteorologia

CMF desiste de estacionamento na Praça do Município após chumbo da Cultura

Raul Caires

Jornalista

Data de publicação
26 Setembro 2024
14:34

A Câmara Municipal do Funchal não vai avançar com a construção de um parque de estacionamento na Praça do Município, em virtude de ter recebido “um parecer negativo” por parte Direcção Regional de Cultura”, revelou hoje Cristina Pedra.

A presidente do Município do Funchal falava aos jornalistas no final da Reunião de Câmara realizada hoje e lembrou que vai manter o que afirmou acerca deste tema há alguns meses, ou seja, a decisão de encerrar o assunto se o parecer fosse negativo.

Cristina Pedra observou, contudo, que continua a existir um problema de estacionamento no centro do Funchal, uma vez que a cidade tem um alargado conjunto de serviços, desde públicos a privados, e em outras áreas, incluindo a saúde, daí que o Município do Funchal vai constituir um grupo de trabalho para analisar esta questão e apresentar soluções alternativas, já que “não podemos meter a cabeça na areia”.

A autarca explicou que o Município debate-se nesta zona com “estacionamento abusivo” em cima de passeios e outros locais, que até foram alargados e melhorados para dar mais mobilidade às pessoas.

Nesta questão da mobilidade, a autarca salientou a importância da gratuitidade dos transportes públicos para menores de 23 anos e maiores de 65 anos, apelando ainda à sua crescente utilização.

Antecipação de empréstimo gera poupança

A Câmara Municipal do Funchal vai antecipar o pagamento de um empréstimo contraído em 2016, pelo anterior executivo, e a decisão representa uma poupança de 1,2 milhões de euros em juros, segundo explicou hoje Cristina Pedra.

A decisão foi tomada durante a Reunião de Câmara, tendo a autarca explicado que o referido empréstimo foi feito com um spread de 2,24%. Com esta antecipação, a Autarquia vê ser reduzido o endividamento municipal em 9 pontos percentuais.

“Serão pagos ao banco, já, três milhões e trezentos mil euros” e esta acção resulta da “gestão financeira criteriosa, que tem sido feita” ao longo deste mandato, adiantou a presidente da CMF, citada em comunicado, que relembra que os financiamentos do atual Executivo camarário têm realizados com um spread de 0,64%.

Outras decisões deliberadas, hoje, passaram pelo apoio de vouchers e matérias escolares, “também 218 processos de apoio à natalidade” e ainda de apoio ao arrendamento, num total de 150 mil euros.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas