MADEIRA Meteorologia

Capacitar cidadãos para o mercado de trabalho é um passo para uma sociedade mais inclusiva, afirma Rubina Leal

Data de publicação
06 Junho 2024
16:05

“Falar de inclusão é falar de emprego e formação adequada e é também nessa perspetiva que temos de olhar para a formação profissional, hoje financiada a 60% por fundos europeus, como uma via para capacitarmos e incentivarmos as pessoas que se encontram inativas a trabalhar nas áreas em que existe falta de mão-de-obra” afirma a candidata pela AD às Eleições Europeias do próximo domingo, Rubina Leal, sublinhando a necessidade de ajustar os programas de formação profissional às necessidades do mercado de trabalho mas, também, de criar incentivos para garantir a participação e adesão aos mesmos.

Rubina Leal que, a este propósito e à margem da reunião estabelecida, ontem, na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, garante que o voto na AD “abre espaço a que, também aqui, nesta área, possamos desenvolver um trabalho que é essencial para o futuro, tanto mais numa Região em que, felizmente, a taxa de desemprego é residual, mas ainda existem situações especificas a resolver que podem e devem ser canalizadas para setores que enfrentam necessidades urgentes de mão-de-obra”.

Aliás, sublinha, “o facto de utilizarmos estes fundos para formar, capacitar, trabalhar competências e integrar aqueles que ainda estão fora do mercado de trabalho é um passo muito importante para a sociedade inclusiva a que todos almejamos, uma sociedade que podemos construir com a ajuda da Europa”, acrescentando que esta é uma das suas preocupações a colocar na agenda Europeia.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas