MADEIRA Meteorologia

Gana interdita mercado de ouro aos estrangeiros

Data de publicação
14 Abril 2025
20:54

O Gana, o maior produtor de ouro de África, anunciou hoje que vai interditar este mercado aos estrangeiros, no âmbito de uma ampla reforma para aumentar as reservas de divisas e estabilizar a moeda local.

A proibição entrará em vigor a 01 de maio e confere a um organismo público, o Conselho do Ouro do Gana (GoldBod), poderes exclusivos para regular e controlar a extração artesanal e em pequena escala de ouro, que sustenta um milhão de pessoas e assegura mais de um terço da produção daquele país da África Ocidental.

“Todos os estrangeiros foram informados de que devem abandonar o mercado local do ouro até 30 de abril, o mais tardar”, declarou o porta-voz do GoldBod, Prince Kwame Minkah, em comunicado.

Muitos cidadãos chineses estão ativos no ecossistema informal de mineração e comércio do Gana e têm sido repetidamente acusados de praticarem atividades ilegais, incluindo exportações de ouro não autorizadas, e degradação ambiental.

O Presidente do Gana, John Mahama, prometeu, durante a sua campanha eleitoral, combater a extração mineira ilegal, que resulta na perda de receitas para o Estado e na destruição do ambiente.

O Gana está a atravessar uma grave crise económica e teve de pedir ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI), depois de não ter cumprido o pagamento da sua dívida em 2022.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas