MADEIRA Meteorologia

“Boa parte dos empresários da hotelaria e restauração” de Santana apoiam a produção agrícola local

Data de publicação
11 Outubro 2024
15:35

Joaquim Leça, licenciado em engenharia agrícola, congratulou, esta tarde, o concelho de Santana devido ao facto de “boa parte dos empresários da hotelaria e restauração” apoiar a produção agrícola.

Isto porque o engenheiro, que falava no Seminário ‘Agricultura: Presente e Futuro’, no âmbito da II Edição do Festival Agrícola e Repentista da Madeira (FARM), que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Santana, considera que este uma das limitações à manutenção da atividade agrícola é a pouca sensibilização do consumidor final e de alguns empresários da hotelaria e da restauração.

O certo é que, no que toca a Santana, “existem excelentes exemplos” de empresários que “realmente deitam a mão à produção agrícola local”, destacou.

Numa intervenção, Joaquim Leça, que trabalha na Direção Regional de Agricultura há mais de duas décadas, lamentou ainda o desconhecimento dos mais novos face ao valor da gastronomia tradicional e da importância do uso dos produtos agrícolas locais no dia a dia, quer na escola e em casa. “Vamos ouvindo falar que há um interesse de colocar produtos agrícolas locais na cantina das escolas, mesmo que isso obrigue a um aumento dos preços, mas façamos esse esforço. Estamos a ajudar o agricultor”, incitou.

No rol de limitações à manutenção da atividade agrícola, o engenheiro adicionou ainda o envelhecimento do agricultor; a mão de obra escassa e cara; as alterações climáticas; a exploração agrícola fragmentada; e o território com muito declive.

Na sua alocução, apresentou também alguns números – do Recenseamento Agrícola 2019 - sobre Santana, lembrando que dos 11 concelhos da Região este é o “principal concelho agrícola”, sendo que representa 705 hectares de superfície agrícola utilizada de um total de 4 mil e 600 hectares a nível regional. “Ou seja, 15% da superfície agrícola da Região está no concelho de Santana”, relevou.

Relativamente aos apoios concedidos aos agricultores, o engenheiro relevou o facto de a Câmara Municipal de Santana pagar a totalidade da factura da água de rega e apoiar financeiramente a produção do trigo.

Repto a Dinarte Fernandes

A finalizar, Joaquim Leça lançou um repto a Dinarte Fernandes para que recupere para 2025 a Mostra Gastronómica de Santana, que “até 2022 era um cartaz do município de Santana”, essencialmente porque além de promover a dinamização da economia local, também ajuda a “escoar os produtos agrícolas locais e transformados”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas