MADEIRA Meteorologia

BE defende que política europeia para a Madeira deve salvaguardar as populações mais vulneráveis

Data de publicação
01 Junho 2024
14:31

Mónica Pestana, da lista do BE ao Parlamento Europeu, numa iniciativa realizada no Mercado dos Lavradores, no Funchal, realçou o facto de a Madeira ser uma região com características “especiais” e “vantajosas” para União Europeia e defendeu que a política europeia para o arquipélago deve procurar salvaguardar as populações mais vulneráveis.

“A posição geoestratégica desta Região acrescenta muito ao território marítimo europeu e também às potencialidades para o estudo e investigação, sobre o clima, o espaço, as energias renováveis, a biodiversidade e a biotecnologia que são peças fundamentais para o futuro da Europa”, aponta a candidata.

O BE considera que o afastamento, a insularidade, a reduzida dimensão e a topografia são “constrangimentos ao desenvolvimento económico, social e territorial” e, por isso, lembra, foi criado o estatuto de Região Ultraperiférica para combater essas assimetrias.

“A política europeia para o arquipélago da Madeira deve procurar salvaguardar as populações mais vulneráveis à pobreza, à exclusão social, à discriminação e desigualdade, através de uma melhor educação e também emprego. Deve proteger os interesses das populações, no que toca às necessidades de mobilidade e transporte. Deve também promover uma sociedade e uma economia baseada no estudo do mar, no combate à crise climática e sustentabilidade”, rematou.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas