MADEIRA Meteorologia

‘Antes e Depois’: Com ou sem palheiros tradição do panelo continua (com fotos)

Data de publicação
25 Janeiro 2025
10:40

O palheiro de pedra da Mariazinha do Penedo, de portas pintadas de vermelho e telhado coberto de cabrinhas, é uma das propriedades icónicas do Chão da Ribeira, onde o panelo é mantido como manda a tradição. Neste dia, o cenário bucólico intensifica-se. Ao cheiro da natureza (quase sempre de terra molhada), funde-se o do cozido, que convida à partilha e a um dia inteiro de farra.

  • Atualmente.

Rui Nelson, um dos netos da antiga proprietária, conhecido ‘seixaleiro’, defensor da natureza e dos usos e costumes locais, resiste à onda de reabilitação de palheiros para casa de férias ou Alojamento Local e todos os anos promove o afamado cozido no local.

A propósito, dá-nos a conhecer, na obra do historiador João Adriano Ribeiro (falecido em 2018) ‘Histórias e estórias do Seixal’, o capítulo dedicado ao panelo, em que é referido o palheiro de Maria das Neves, conhecida como Mariazinha do Penedo.

  • Antes.

Sobre a data da tradição, que por vezes se ouve dizer que é no último domingo de janeiro, o autor esclarece que era (e continuam a ser) um convívio que se realizava no domingo a seguir às festas do padroeiro, o Santo Antão.

Leia mais na rubrica ‘Antes e Depois’ da edição impressa.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas