Como já ontem foi dado conta no JM, José Manuel Rodrigues, José Prada, Cláudia Gomes e Clara Tiago vão para isolamento profilático, por via do caso positivo de covid-19 detetado em Olga Fernandes, que, por seu turno, entrou de quarentena. Estes os cinco deputados que estiveram na Mesa na semana passada, explicando-se a medida pela proximidade à deputada socialista.
Numa primeira fase, sábado, ficou decidido que José Manuel Rodrigues, o presidente, iria para isolamento profilático, já pela terceira vez, juntando-se agora um dos vices, José Prada, e ainda as secretárias Cláudia Gomes e Clara Tiago.
Ontem, a decisão foi mais abrangente, sendo determinado que todos os deputados que estiveram no Parlamento Regional na semana passada, irão ser também testados, numa medida que irá agregar também todos os funcionários e ainda jornalistas que ali prestaram serviço nesse período de tempo.
O procedimento será efetuado já a partir de hoje, e o modelo a utilizar será o dos denominados ‘testes rápidos’. Pese este contratempo, os trabalhos na Assembleia Regional irão, em princípio prosseguir, dentro da normalidade possível, com sessões plenárias agendadas para amanhã e quarta-feira, aqui se recordando que que existem mais dois ‘vices’, que poderão presidir aos trabalhos: Rubina Leal (PSD) e Victor Freitas (PS).
Tudo isto, naturalmente, dependente dos resultados dos testes a efetuar entre todos aqueles que estiveram na ALRAM na semana em questão.
Olga Fernandes desempenhou essas funções de secretária nas duas sessões plenárias realizadas na semana transata, tal como também o fizeram Cláudia Gomes e Clara Tiago, alternadamente.
Já José Prada, na sessão de terça-feira, esteve durante largo período na liderança dos trabalhos, no espaço de tempo em que o presidente da Mesa se ausentou para ser vacinado contra a covid. No seu lugar ficou então o ‘vice’, José Prada, daí a razão de também entrar neste isolamento profilático.
Olga Fernandes é o primeiro caso positivo de covid-19 entre os 47 parlamentares madeirenses, tendo a comunicação sido feita a José Manuel Rodrigues, através de Miguel Iglésias, o líder parlamentar do PS, com o presidente, de imediato, a tomar as devidas medidas.
Então, foi decidido que além do isolamento profilático, José Manuel Rodrigues, José Prada, Cláudia Gomes e Clara Tiago também iriam ser submetidos a testes covid, mantendo-se essa decisão, sendo, então, adicionados ‘testes rápidos’ para o restante contingente.
Vão ser efetuados testes rápidos à covid a todos os deputados, funcionários, jornalistas que na semana transata estiveram na Assembleia Regional.
Por David Spranger