O presidente do Governo Regional apelou hoje aos madeirenses para voltarem às suas tradições, nomeadamente aos arraiais e a outras festas populares.
Na visita à 5.ª Expotropical, uma mostra de frutos e sabores subtropicais que abriu ao final do dia na Praça do Povo, junto ao acesso ao Cais 8, no centro do Funchal, Miguel Albuquerque confessou que "até" ele já sentia a falta de eventos ao ar livre com público.
"Eu faço aqui um apelo para que as pessoas voltem às suas tradições de comer o seu bolo do caco" e de "tomar a sua bebida alcoólica ou não alcoólica", disse, apontando o caso da 5.ª Expotropical como um exemplo do "retomar dos arraiais madeirenses".
Acompanhado por uma banda filarmónica, Miguel Albuquerque percorreu as 32 barracas de comes-e-bebes, fazendo a abertura de um evento que já atraia o interesse de vários madeirenses e estrangeiros.
Neste arraial versão "soft", Albuquerque contactou com os expositores, apreciando e valorizando os produtos e produtores madeirenses, que agora respiram à tona depois de dois anos imersos na pandemia. "Nós fizemos o possível para ajudá-los, mas não foi fácil", reconheceu.
Alberto Pita