MADEIRA Meteorologia

Albuquerque aguarda eleições para 16 ou 23 de março e apela a união do PSD

Marco Milho

Jornalista

Data de publicação
08 Janeiro 2025
12:42

Apesar de defender que os prazos são apertados e que é importante haver celeridade para definir o futuro da Região, o presidente do Governo Regional desdramatizou o facto de o cenário mais provável para a realização de eleições regionais ser agora o dia 16 ou 23 de março.

À margem de uma visita ao presépio do Curral das Freiras, Miguel Albuquerque assinalou que o Presidente da República vai deslocar-se a Washington para as cerimónias fúnebres do ex-presidente Jimmy Carter e entender ser natural que o Conselho de Estado apenas aconteça depois, no dia 17.

Ainda assim, voltou a frisar a importância de clarificar o futuro do cenário político regional e disse não ver motivos para que Marcelo possa adiar a marcação de eleições.

De resto, reafirmou que não será possível um congresso do partido, devido ao calendário apertado e apelou, ao invés, à união do PSD, num apelo que disse ser dirigido a todos os militantes, incluindo também a Manuel António Correia.

“Não tem nenhum sentido [convocar novas eleições internas], porque a nossa ideia é ter o partido unido, não entrar em guerras fratricidas e integrar todos aqueles que queriam”, disse Albuquerque, antes de ser questionado sobre se essa união incluía o seu principal opositor interno.

“O que eu posso dizer é que vou fazer todo o possível e estou totalmente disponível para o Manuel António, que é um militante relevante do partido, integrar esta luta que temos neste momento”, salientou. Em resposta a uma eventual aposta no ex-governante para integrar a lista do PSD às Regionais, Albuquerque foi vago, mas deixou no ar que “possivelmente”, remetendo a constituição das listas para depois da marcação das eleições.

O chefe do Governo em gestão frisou que “o adversário está fora do partido”, reforçando que é preciso “ter algum bom senso, porque o futuro da Região está em jogo”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas