MADEIRA Meteorologia

“Afastar os jovens dos centros de decisão é contribuir para a degradação do sistema democrático”

Data de publicação
05 Dezembro 2023
12:22

A edição do Parlamento dos Jovens do ano letivo de 2023/2024 deu o pontapé de saída no início deste mês de Dezembro. Dinis Ramos, Deputado do PSD e Vice-Presidente da JSD/M, foi o convidado para a sessão de abertura na Escola Básica e Secundária de Machico.

Subordinada ao tema “Viver ABRIL na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”, esta nova edição contou na sessão de abertura com uma sala repleta de alunos interventivos e atentos, sendo que, na ocasião, o deputado eleito pelo PSD/Madeira explicou o funcionamento da Assembleia da República, destacando a dimensão legislativa e fiscalizadora do parlamento.

Dinis Ramos considerou também imprescindível a inclusão dos jovens na vida cívica e partidária: “Afastar os jovens dos centros de decisão é contribuir para o definhamento dos partidos tradicionais, permitindo o aparecimento de novas forças emergentes, com posições extremistas, e, pior ainda, é estar a contribuir para um descrédito das instituições e do sistema democrático”, disse.

O Deputado considerou ainda que os partidos políticos fundadores da nossa democracia precisam de se reinventar e ter a capacidade de renovar e apostar em novos quadros para captar o eleitorado mais jovem. “Não podemos comunicar como comunicávamos há 10 ou há 20 anos. Hoje os jovens já não consomem os meios tradicionais de comunicação. Hoje as redes sociais são o palco de toda a criação, partilha e difusão de conteúdos. A política faz-se num quadro digital para o qual muitos partidos ainda não estão familiarizados”.

O também Vice-Presidente da JSD destacou, nesse sentido, a necessidade de os políticos aproximarem mais o seu discurso da população. “Uma linguagem mais simples, curta e objetiva”, reiterou. Embora, prosseguiu, “sem que percam a sua matriz ideológica”.

Para Dinis Ramos os partidos não podem perder a sua identidade ou ter medo de abraçar causas e assumir bandeiras. Não podem também, no caso do PSD, de querer ser aquilo que não são: “O PSD é um partido de governo e por isso não pode ter um discurso de partido de protesto O PSD tem de demonstrar que é confiável e competente o suficiente para construir e apresentar uma alternativa ao pântano que foi a governação do PS.”

A sessão de abertura do Parlamento dos Jovens terminou com a participação dos vários alunos da Escola de Machico que se preparam para o início da primeira fase desta competição.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Gestor do Europe Direct Madeira
29/02/2024 08:00

O mês que agora termina fica indubitavelmente marcado pelos debates televisivos em catadupa, embora a música não tenha fugido muito ao que era esperado:...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que se segue à demissão de Miguel Albuquerque?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas