O partido ADN pretende promover o convívio entre jovens através da prática desportiva ao ar livre. Para tal, propõe a criação ou requalificação de espaços desportivos de acesso gratuito.
Joana Ferreira, mandatária para a juventude, dá conta em comunicado enviado à imprensa que a candidatura quer "que as famílias e os jovens madeirenses e porto-santenses tenham direito às mesmas coisas que têm todos aqueles que residem no continente", reforçando que "não podemos continuar a ser tratados como cidadãos de segunda".
A candidata pelo ADN considera que, na Região, "não existem suficientes espaços ar livre gratuitos para a prática de exercício físico", tendo em conta que após a pandemia, "em que os jovens foram aprisionados em casa (…) é extremamente importante, do ponto de vista da saúde e do lazer, garantir que tenham todas as condições para voltarem a conviver de forma natural", para tal, "não há nada melhor do que fazê-lo usufruindo do espaço público, a praticar desporto ao ar livre e gratuitamente", sublinha.
Assim sendo, o ADN tem por objetivo "que os jovens deixem de se sentir aliciados para atividades que os prejudicam física e mentalmente, porque, podendo o desporto ao ar livre ser praticado em grupo, vai promover a socialização e a construção de relacionamentos", remata Joana Ferreira, acreditando que a prática desportiva ao ar livre "pode ajudar a combater a solidão e aumentar o senso de comunidade, mitigando os efeitos dos fenómenos de exclusão social".
Lígia Neves