MADEIRA Meteorologia

ABC - O Lume Continua Aceso na Madeira no dia 5 de junho

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
28 Maio 2021
19:16

Embora não seja preciso ter data marcada para AMAR, BEBER e COMER, o evento de gastronomia que está a dar que falar na Madeira compromete-se a surpreender todos os primeiros sábados dos próximos meses. Sempre em locais especiais e com um menu feito de produtos autênticos, cozinhados em lume mais ou menos brando, e servidos em cenários criados à medida.

A primeira edição do ABC, realizada em Maio na extraordinária Quinta do Barbusano, na zona de São Vicente, foi um inegável sucesso. Fábio Abreu - expert em experiências culturais - e Nuno Nobre - consultor gastronómico esmeraram-se na elaboração de um menu à altura da incrível paisagem circundante. Entre as várias delícias preparadas pelo chef Alexandre Henriques, destacou-se uma reconfortante macarronada madeirense que deliciou todos os presentes e que vai com certeza perdurar nas suas memórias. E depois deste primeiro êxito, está tudo a postos para mais um almoço inesquecível.

Em preparação, outra memória única. Acontecerá num outro spot icónico da Madeira, orquestrado pela dupla habitual e concretizado pelas mãos de um outro chef local. Basta reservar o dia 5 de Junho, sábado. Confiando em quem já deu provas na primeira edição, estão garantidas boas surpresas que, aqui, são o ingrediente secreto. Confirmados estão: um local perfeito, um set up encantador idealizado por uma conceituada criativa local, um menu concebido com a calma do lume brando acompanhado por vinhos escolhidos a dedo pelo próprio João Portugal Ramos… Tudo o que é preciso para "cozinhar" mais uma memória.

O projeto ABC conta com o apoio e colaboração da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, Associação de Promoção da Madeira e Vista Alegre.

O moodboard das experiências ABC é simples: desafiar chefs habituados a trabalhar com sousvides e abatedores de temperatura a preparar uma refeição 100% portuguesa num simples fogão de campanha ou numa panela de ferro. Lume e pouco mais. Este é o ponto de partida para uma aventura que não se encerra na gastronomia. As próximas paragens estão pensadas e podem ser tão distintas como almoços de tacho ou vínicos (ou ambos) em quintas e spots lendários, no palco emblemático de espaços culturais, no mar e no prado ou à descoberta da cozinha de memória no crepitar suave da lenha que estala no braseiro. No melhor pano cai a ideia e não faltam planos para dar a conhecer iguarias, relembrar memórias e saberes locais, mixar as tradições madeirenses com as melhores técnicas internacionais. As iniciativas ABC vão de encontro àquilo que já é o "novo normal": comer e beber em saudável convívio, e amar o melhor da vida em total segurança.

Fábio Abreu é empresário e especialista em experiências culturais na Wanderlust Madeira. No seu percurso trabalhou com o chef Ljubomir Stanisic em espaços emblemáticos como o 100 Maneiras e Six Senses, no Pestana Terreiro do Paço em Lisboa e a nível internacional no Noma e Amass na Dinamarca.

Nuno Nobre é consultor e gestor de negócios de gastronomia e turismo na Nuno Nobre Consultoria. É criador e promotor de projetos como o Festival internacional do Ouriço-do-mar na Ericeira, Acepipe, Faina, À Mesa com as Aldeias do Xisto ou Legado da Madeira. A nível internacional, colabora com a Organização Mundial de Turismo (ONU), Ministério de Turismo do Brasil, Promperú Gastronomia do Perú, entre outras.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas